Plano Agro + modernizaram o Ministério da Agricultura

“Nossa marca registrada será a implantação do sistema de governança no MAPA”, diz Eumar Novacki

 

Há mais de 2 anos à frente do Ministério da Agricultura, a gestão Blairo Maggi será concluída em dezembro próximo com uma forte marca registrada: a melhoria do sistema interno de governança. De acordo com o secretário executivo, Eumar Novacki, o Plano Agro + e o Programa de Integridade modernizaram o Mapa e deixaram a gestão mais eficaz e transparente.

“Se temos intenção de elevar dos atuais 7 para 10% a participação do Brasil no mercado Internacional, e promover algo em torno de 30 bilhões de dólares a mais na economia brasileira, temos que ser mais eficientes, sim”, disse.

Desde que foi implantado, o Plano Agro + conseguiu resolver 1.050 problemas. A maioria eram relativos a processos que atrapalhavam o setor. De acordo com Novacki, na prática, essas medidas de desburocratização devolveram mais de R$ 2,5 bilhões ao ano para os cofres públicos.

“Estamos trabalhando com procedimentos que eram usadas há 50 anos, e isso vai na contramão de todo o avanço tecnológico que tivemos nesse período”, defendeu.

Outra medida adotada na gestão Maggi foi o Programa de Integridade, que implanta análise de risco, estudo de vulnerabilidade e alcança desde questões gerenciais até as atividades finalísticas. “Com o Compliance do MAPA, aumentamos consideravelmente os canais de controle interno, a exemplo da Operação Catraca que detectou cerca de 60 servidores fantasmas que recebiam sem trabalhar”.

Novacki destaca que situações como a Carne Fraca colocaram em xeque o sistema interno do MAPA, e acabou resultando em ações concretas de melhoria e avanço.

“Se queremos continuar valorizando o setor que representa 25% do PIB nacional, temos que reconhecer as suas demandas, as fragilidades e apresentar soluções que aumentem a credibilidade do agro brasileiro”, finalizou.

O secretário executivo cumpriu agenda nesta sexta-feira em Cuiabá, onde esteve reunido com os chefes do Serviço de Inspeção da Primeira Região, composta pelos Estados de Mato Grosso, Amazonas, Acre, Roraima, Amapá e Pará.
O evento contou com a participação do Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do MAPA, Alexandre Pontes, do Superintendente Federal de Agricultura em Mato Grosso, José Guaresqui, e do Coordenador-geral de Inspeção, Guilherme Costa, com o objetivo harmonizar os procedimentos e integrar as ações para a consolidação da verticalização, instrumento recentemente implementado para promover aperfeiçoamento desses serviços que garantem a segurança e a integridade dos alimentos.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

15 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

19 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

23 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

24 horas ago