O deputado Allan Kardec, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e defensor do povo pantaneiro, acredita que a confusão gerada e a insatisfação do produtor pantaneiro foi devido a proposta ter sido apresentada sem os devidos estudos do bioma e também das atividades existentes. Parlamentar defende a abertura de unidades para realização do abate de bovinos produzidos na região do Pantanal.
“Hoje aqui o debate foi amplo, a representante da Famato fez uma explicação bastante técnica, inclusive criticando o projeto. Porque você coloca alguns empreendimentos e deixa outros descobertos de proteção da legislação, como por exemplo quem já tem sua pousada, que já está estabelecido lá com seu comércio, com seu posto de gasolina e a gente que conhece o Pantanal sabe que tem postos de gasolina que são até em cima de balsas. Então estas atividades ficaram fora de tudo isso, mas já estão lá.“, avalia o parlamentar.
Allan, reiterou a sua atitude em pedir vistas ao projeto para que se possa fazer um amplo debate para encontrar a verdadeira vocação do Pantanal. “Nós já sabemos que é turismo, ecoturismo, turismo de pesca e a pecuária. Hoje nós precisamos avançar junto com o pantaneiro, pra ver como nós podemos melhorar a qualidade de vida da população que vive lá, melhorando o processo do manejo do gado, que está lá há 300 anos.“.
Ainda sobre a pecuária na região do Pantanal, o deputado aproveitou para esclarecer sobre a possibilidade de projetos de incentivo da cadeia produtiva com a implantação de frigoríficos locais. “Esse é um projeto que eu defendo, pequenos frigoríficos em pontos localizados onde o produtor pantaneiro tenha facilidade com a logística para abater o seu gado. O Pantanal trabalha com cria e recria, quase nenhum pantaneiro trabalha com engorda ou abate, os abates são feitos nas grandes cidades. E aí o imposto é colocado nestas grandes cidades, o que as cidades pantaneiras recebem é uma pequena porcentagem do transporte deste animal referente ao GTA. Mas é o município que abate, é que gera emprego e que gera receita.“, conclui Allan Kardec.
Outros representantes do parlamento e convidados técnicos se pronunciaram também. Clique aqui e veja a cobertura completa da Sessão Extraordinária da Comissão de Meio Ambiente que aconteceu nesta terça-feira(1º) na ALMT.
AGRONEWS® é informação para quem produz
Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…
Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…
As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…
O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…
O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…
Vazio sanitário da soja começa em junho. Medida combate a ferrugem asiática. Calendário com os…
This website uses cookies.