O feriado do trabalhador marca o início de uma jornada importante nas fazendas que adotam a pecuária como uma das atividades
O feriado do trabalhador marca o início de uma jornada importante nas fazendas que adotam a pecuária como uma das atividades. No calendário nacional de vacinação contra a febre aftosa, o mês de maio é um período chave para muitos estados. Para ser mais preciso, pecuaristas de 20 estados e do Distrito Federal têm a missão de proteger o rebanho bovino e bubalino nesta época.
Em Mato Grosso, onde está concentrado o maior rebanho bovino do país, maio é mês de vacinação “cheia”. Todos os animais – de mamando a caducando – devem ser imunizados. A exceção à regra fica para os pecuaristas que possuem propriedades na região do baixo pantanal, que só vão vacinar o rebanho no mês de novembro.
Nos municípios que estão na faixa de fronteira com a Bolívia (Cáceres, Pontes e Lacera, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade) o trabalho terá atenção especial das equipes do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), que irão fiscalizar a vacinação em aproximadamente 250 propriedades, selecionadas conforme análise de risco embasado no relatório de vigilância veterinária realizado pelo órgão em campanhas anteriores.
Quem não vacinar o rebanho será multado em 1 UPF (Unidade Padrão Fiscal) por animal que não vier a receber a vacina. Hoje, o valor da UPF em Mato Grosso é de R$ 130,13. Há punição também para aqueles produtores que vacinarem mas não fizerem a comunicação oficial ao Indea, cujo prazo vai até 11 de junho. Neste caso, o produtor fica impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) por um período mínimo de 30 dias.
A expectativa é de que em todo estado sejam imunizados nesta etapa cerca de 29 milhões de bovinos e bubalinos. É uma tarefa “puxada”, um trabalho de “gente grande” que – coincidentemente – tem início no dia do trabalhador!
Fonte: Acrimat
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.