Embora o número de pintos de corte de setembro do ano passado tenha correspondido, em termos reais, ao mais baixo volume de 2017, a produção registrada um ano depois foi ainda menor
De acordo com a APINCO, em setembro último foram produzidos no Brasil perto de 489 milhões de pintos de corte, volume 1,65% inferior ao registrado um ano antes.
Com este resultado, o volume de pintos de corte produzido nos nove primeiros meses deste ano somou 4,497 bilhões de cabeças, ficando pouco mais de 3% aquém do alcançado em idêntico período de 2017. Essa foi, também, para o período, a menor produção da presente década, ficando menos de 1% acima dos 4,456 bilhões de cabeças produzidos entre janeiro e setembro de 2010.
É interessante lembrar, no entanto, que nesse espaço de tempo a produtividade dos pintos alojados permaneceu crescente ano após ano. Assim, por exemplo, números do IBGE relativos ao abate inspecionado indicam que o peso médio do frango subiu de 2,143 kg em 2010 para 2,413 kg no primeiro semestre de 2018 – um ganho de mais de 12%.
Isso considerado, embora o volume de pintos em oito anos tenha aumentado apenas 0,93%, o volume de carne de frango deles proveniente aumentou ao redor de 14%.
Mas, voltando à produção de 2018, em nove meses alcançou-se volume equivalente a, aproximadamente, 500 milhões de cabeças mensais. Dessa forma, se a média for mantida no trimestre final do ano, a produção do corrente exercício ficará em torno dos 6 bilhões de cabeças.
É preciso levar em conta, no entanto, que essa média foi influenciada, para baixo, por problemas de exportação e pela greve dos caminhoneiros. Ou seja: tende a ser superada, podendo ficar acima do registrado no bimestre agosto-setembro (perto de 509 milhões de cabeças/mês). Neste caso, o total anual girará em torno dos 6,020-6,030 bilhões de pintos de corte, 3% a menos que em 2017.
Por ora o volume acumulado em 12 meses (outubro de 2017 a setembro de 2018) anda próximo dos 6,060 bilhões de cabeças, resultado que significa redução de 2,98% sobre idêntico período anterior.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.