PIB avança 0,1% no terceiro trimestre, mantendo recuperação

Na avaliação dos analistas consultados pelo Estadão/Broadcast antes da divulgação do resultado, embora ainda haja dissenso quanto ao ritmo, é unânime a percepção de que a retomada está em vigor

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, informou nesta sexta-feira, 1º, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas de 41 instituições consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma estabilidade a um avanço de 0,86%, com mediana positiva de 0,20%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o PIB avançou 1,4% no terceiro trimestre deste ano. O resultado ficou dentro do intervalo das estimavas dos analistas, que previam uma expansão de 0,70% a 1,85%, com mediana positiva de 1,25%.

Ainda segundo o instituto, o PIB do terceiro trimestre do ano totalizou R$ 1,641 trilhão. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados.

Como esperado, o IBGE revisou a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre ante o primeiro deste ano. A taxa passou de 0,2% para 0,7%. O órgão ainda revisou o resultado do PIB do primeiro trimestre de 2017 ante o quarto trimestre de 2016, que passou de 1,0% para 1,3%.

A taxa do quarto trimestre do ano passado ante o terceiro trimestre saiu de -0,5% para -0,7%; o resultado do terceiro trimestre de 2016 ante o segundo trimestre de 2016 passou de -0,6% para -0,5%; e a taxa do segundo trimestre de 2016 ante o primeiro trimestre daquele ano saiu de -0,4% para -0,6%. O PIB do primeiro trimestre de 2016 ante o quarto trimestre de 2015 passou de -1,0% para -0,7%. O PIB do ano de 2016 foi revisto de uma queda de 3,6% para recuo de 3,5%.

O IBGE divulgou também as revisões na comparação com igual trimestre do ano anterior. O PIB do segundo trimestre de 2017 ante o mesmo trimestre do ano anterior foi revisto de 0,3% para 0,4%; o resultado do primeiro trimestre de 2017 saiu de -0,4% para 0,0%; a taxa do quarto trimestre de 2016 manteve-se em -2,5%; o PIB do terceiro trimestre do ano passado passou de -2,9% para -2,7%; o resultado do segundo trimestre de 2016 saiu de -3,6% para -3,4%; enquanto o PIB do primeiro trimestre de 2016 saiu de -5,4% para -5,2%.

 O PIB da indústria subiu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o PIB da indústria mostrou alta de 0,4%. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados.

Já o PIB da atividade de serviços subiu 0,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. No confronto com o terceiro trimestre de 2016, o PIB de serviços mostrou alta de 1,0%. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados.

Já a atividade da agropecuária caiu 3,0% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Frente ao terceiro trimestre de 2016, o PIB da agropecuária mostrou alta de 9,1%. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) subiu 1,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, a FBCF mostrou queda de 0,5%. Ainda segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 16,1% no terceiro trimestre de 2017.

O consumo das famílias subiu 1,2% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o consumo das famílias mostrou alta de 2,2%.

O consumo do governo, por sua vez, caiu 0,2% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o consumo do governo mostrou queda de 0,6%.

A taxa de poupança da economia brasileira ficou em 15,2% no terceiro trimestre de 2017, informou o IBGE. Já a taxa de investimento ficou em 16,1% no período, segundo o IBGE.

Comércio exterior. As exportações contabilizadas no PIB cresceram 4,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, as exportações mostraram alta de 7,6%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, avançaram 6,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2016, as importações subiram 5,7%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Série histórica.  O PIB registrou a primeira alta depois de um ciclo de oito quedas trimestrais consecutivas em no primeiro trimestre deste ano, quando avançou 1,0% em relação ao quarto trimestre de 2016. O resultado foi comemorado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB) na época da divulgação dos números. Logo após o resultado, Meirelles afirmou que o País “saiu da maior recessão do século”. No Twitter, o presidente disse que a alta foi resultado das medidas que estão sendo tomadas.

Por Estadão

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago