Peste suína: 5,179 milhões de animais foram eliminados, afirma FAO

O número representa um incremento de 310.068 animais em relação ao levantamento anterior

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 5.179.223 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana (ASF, na sigla em inglês). O número representa um incremento de 310.068 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 8 de agosto.

Os dados da organização foram atualizados até quinta (15/8). Segundo a FAO, o balanço da entidade compila informações extraídas dos órgãos federais dos países.A revisão para cima no número de animais eliminados em virtude da infecção com o vírus deve-se principalmente à elevação no número de casos identificados no Vietnã, que passou de 3,7 milhões para 4 milhões de animais. É a pior condição quanto ao volume de animais levados ao abate sanitário.

No país, segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural local, a epidemia atingiu 62 províncias, desde o relato da doença em 19 de fevereiro. A FAO informou também que sete novos focos da doença foram identificados no continente asiático. Dos novos casos detectados, cinco foram reportados na China e dois em Mianmar.

Com a atualização, a FAO estima 245 focos da doença espalhados pela Ásia, ante 238 do levantamento anterior da organização.A situação mais crítica, em termos de extensão, permanece sendo a da China, com 154 focos em 32 províncias, incluindo a região administrativa de Hong Kong. Desde a identificação do surto, em agosto do ano passado, 1,17 milhão de suínos foram eliminados, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país.

No levantamento atual, a FAO incluiu a descoberta de cinco novos casos na região autônoma de Guangxi Zhuang, que levou ao descarte de 52 animais. Nesse relatório, a FAO incluiu a identificação de dois focos da doença em Mianmar. O primeiro caso foi reportado pelo governo local em 14 de agosto. A epidemia atingiu aldeias da província de Shan State e levou ao abate sanitário de 68 animais.

Nos demais países afetados pela doença no continente, Laos, Camboja, Mongólia e Coreia do Norte, os números ficaram inalterados em relação ao balanço anterior. No Laos, desde a identificação da doença em 20 de junho, 14 focos foram relatados em quatro províncias e 3,05 mil animais foram eliminados. No Camboja, de acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do país, desde a identificação da doença, em 2 de abril, 2,85 mil animais foram mortos e cinco províncias foram atingidas.

A Coreia do Norte permanece com um foco da doença identificado, desde 23 de maio, afetando uma província e levando à eliminação de 77 animais. Quanto à Mongólia, desde o primeiro caso detectado em 15 de janeiro, 11 surtos foram notificados em seis províncias e em uma cidade, levando à eliminação de 3,1 mil animais, aproximadamente 10% do plantel do país. Os dados da FAO divergem das estimativas de mercado, por contabilizarem somente os números divulgados pelos órgãos oficiais de cada país.

Fonte: Revista Globo Rural

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

3 dias ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

3 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

3 dias ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

4 dias ago