Um efeito colateral bem inusitado revelado por pesquisadores chineses, uma alteração na região genital dos machos que beberam refrigerantes a base de cola – que coisa heim? leia e entenda essa descoberta.
Uma pesquisa recente feita por cientistas chineses descobriu um efeito colateral bizarro do refrigerante em machos. Enquanto todos sabem que essa bebida açucarada é um convite para o ganho de peso, os pesquisadores encontraram outro efeito colateral exclusivo para os machos e em uma região bem inusitada.
De acordo com o estudo publicado na revista Acta Endocrinology, a bebida gaseificada pode aumentar os níveis de testosterona e, consequentemente, o tamanho dos testículos. Eles chegaram a essa conclusão depois de testar mais de 100 camundongos do sexo masculino em diferentes níveis de concentração de Coca-Cola e Pepsi, enquanto outro grupo de camundongos foi mantido como controle e recebeu apenas água pura.
Foram utilizados dois grupos experimentais de 30 camundongos cada: PEP-1 e PEP-2, que consumiram 50% e 100% de Pepsi-Cola, respectivamente, durante 15 dias; e COC-1 e COC-2, que consumiram 50% e 100% de Coca-Cola, respectivamente, durante 15 dias. O grupo controle (CG) de 30 camundongos consumiu apenas água.
Foram colhidos testículos bilateralmente de forma asséptica nos dias 0, 5, 7, 10, 13 e 15. Real-time PCR e Western blot foram utilizados para detectar os níveis de mRNA e proteína do receptor de andrógeno (AR) nos tecidos testiculares.
Os resultados mostraram que as massas testiculares de PEP-2, COC-1 e COC-2 foram maiores do que as de PEP-1 e CG (P < 0,05). No dia 15, o diâmetro longitudinal dos testículos (TLD) dos camundongos tratados com CBs aumentou em comparação com o grupo controle. O TLD, diâmetros transversais dos testículos (TTD) e os níveis de proteínas AR de PEP-2 e COC-2 aumentaram em comparação com CG (P < 0,05). As concentrações séricas de testosterona de PEP-2 foram mais elevadas do que as de COC-1 e CG (P < 0,05). Os níveis de AR mRNA em quatro camundongos tratados com CBs aumentaram em 60,18%, 67,26%, 65,93% e 78,76%.
Conclui-se que uma alta concentração de Coca-Cola e Pepsi-Cola pode aumentar o TLD e TDD, estimular a secreção de testosterona e aumentar as concentrações séricas de EGF. Ou seja, os resultados mostraram que a massa testicular dos camundongos que consumiram Coca-Cola e altas concentrações de Pepsi foi significativamente maior do que no grupo controle. Além disso, os níveis de hormônio masculino também foram mais elevados nesses animais.
O consumo excessivo de refrigerante pode trazer diversos malefícios à saúde. Aqui estão cinco deles:
Embora os efeitos a longo prazo ainda sejam desconhecidos, os pesquisadores alertaram que o consumo excessivo de refrigerante pode aumentar o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e câncer. E não é apenas nos homens que a bebida pode causar danos – estudos anteriores também indicam que ela pode afetar negativamente a fertilidade feminina.
Então, se você não quer arriscar o tamanho dos seus testículos ou a fertilidade da sua parceira, é melhor diminuir o consumo de refrigerante. Ou melhor ainda, evite completamente essa bebida açucarada e prejudicial à saúde.
Link da pesquisa citada: https://acta-endo.ro/Archive/Abstract?doi=2022.301
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.