Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
30 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
previsão do tempo

Veja como será o clima no Brasil em junho!

7 curiosidades sobre animais que você não sabia

milho

Colheita do milho em Mato Grosso iniciou atrasada, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Governo de MT

Peritos atuam em operação contra desmatamento ilegal e incêndios criminosos

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 29 de agosto de 2019
Compartilhar
COMPARTILHAR

As constatações de crimes de desmatamento, queimadas irregulares e incêndios florestais durante o período proibitivo, que ocorre de 15 de julho a 15 de setembro, foram intensificadas na região médio norte com a atuação de peritos criminais da Politec.

A ação faz parte da Operação Abafa Amazônia, que reúne profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Ciopaer, Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no combate aos focos de incêndio e responsabilização criminal dos autores. Na primeira etapa da operação, ocorrida entre os dias 19 a 28 de agosto, foram percorridas 28 áreas nos municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Vera, Feliz Natal e Paranatinga.

O aumento no número de denúncias e de incidência dos atos infracionais, somado ao incremento de focos de calor na região foram um dos critérios definidos pelo comando da operação para a deflagração. Segundo o Tenente-coronel BM Dércio Santos da Silva, este ano serão realizadas três Operações Abafa, sendo a próxima, em setembro na região norte de Mato Grosso e, outra na região do Araguaia.

Durante os levantamentos, são elaborados relatórios técnicos, que poderão dar origem aos laudos periciais, quando requisitados pela Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema).

O principal objetivo do perito criminal nesses locais é definir a área atingida, verificar os possíveis focos de incêndio, determinar a causa, origem e a dinâmica do incêndio no local. São utilizadas imagens obtidas por satélites, informações meteorológicas e de focos de incêndios detectados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o perito oficial criminal, Luiz Gustavo Kozan, quase todos os casos de incêndio tem sua causa provocada pelo homem. “A maioria das causas estão relacionadas à limpeza ou renovação de pastagens para a agricultura, ou ampliação de área para a criação de gado e cultura agrícola. Também ocorrem devido a conflitos por disputa de terras’’, comentou Kozan.

O papel da Politec é fazer as perícias e os levantamentos para a produção dos laudos que irão subsidiar um processo criminal e civil de reparação de danos ambientais. Uma vez identificados esses focos de incêndio, a equipe vai a campo para averiguar as informações com o objetivo de se localizar o foco que deu origem ao incêndio, identificando os autores e a motivação do crime.

Enfrentar locais distantes, altas temperaturas, e lidar com o inesperado, são alguns dos desafios enfrentados pela equipe que acompanha os rastros do fogo durante os trabalhos de campo. “Enquanto estamos em campo, uma equipe de geoprocessamento fica para levantar as áreas que serão vistoriadas posteriormente, e que direcionam para os locais a serem vistoriados. Os trabalhos começam cedo com uma reunião com toda equipe e retornamos a tarde para a elaboração dos relatórios técnicos. Dentre as adversidades que lidamos são as estradas de chão para acesso a locais distantes e desconhecidos, locais queimados, não sabemos o que vamos nos deparar no local. O levantamento que as vezes é simples, pode ser trabalhoso quando estamos procurando os vestígios de interesse pericial”, analisou o perito Marcio Alexandre Monteiro.

No decorrer do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso fica vetado o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005.

Participaram da primeira fase da Operação Abafa dois peritos criminais, sendo um da Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal e outro da Coordenadoria Regional de Sinop. Na próxima etapa, participarão três peritos oficiais criminais.

Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

previsão do tempo
Veja como será o clima no Brasil em junho!
Notícias Previsão do tempo
7 curiosidades sobre animais que você não sabia
Curiosidades Notícias
milho
Colheita do milho em Mato Grosso iniciou atrasada, confira!
Mercado Financeiro Notícias
Livre de aftosa sem vacinação
Brasil recebe status internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação
Dicas de Especialistas Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Mato Grosso
Governo de MTMato GrossoNotícias

Em Mato Grosso, governo entregou 1.185 máquinas e caminhões para pequenos produtores, confira!

mercado do café
Governo de MTMato GrossoNotícias

Mato Grosso está entre os 10 maiores produtores de café

1
Governo de MTMato Grosso

Governo de Mato Grosso iniciará obras da Ponte de Ferro

Governo de MTMato Grosso

Governo realiza abertura de propostas para implantação da 1ª ferrovia estadual em MT

Governo de MTMato Grosso

Entrevista: Governador de MT revela estratégias para o setor agro

Governo de MTMato Grosso

Entrevista: Governador de MT revela estratégias para o setor agro

Governo de MT

Projeto de Lei aprovado em MT pode atrapalhar avanço da produção de tilápia

Governo de MT

Projeto de Lei aprovado em MT pode atrapalhar avanço da produção de tilápia

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?