Hoje em dia, o Paraná ocupa o segundo lugar no ranking nacional da produção do leite, se posicionando atrás apenas de Minas Gerais, região líder na atividade com tradição secular neste tipo de produção.
O IBGE realizou pesquisa onde o resultado mostra que o Paraná subiu uma posição no ranking nacional do leite em 2015, período em que ficou na frente do Rio Grande do Sul em volume produzido. Após esta movimentação, o Estado vem se mantendo na vice-liderança todos os anos.
Dados de 2018 apontam que o Paraná se consolidou como segundo maior produtor nacional de leite, com produção de 4,37 bilhões de litros, atrás de Minas Gerais com 8,93 bilhões de litros e na frente dos 4,24 bilhões de litros produzidos pelo Rio Grande do Sul.
O Deral e a Seab informam que a atividade dos produtores paranaenses foi responsável por 7% do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Estado em 2018, sendo esta a quarta colocação entre as atividades do agronegócio, e respondendo por R$ 5,88 bilhões.
Outros números que chamam atenção são os da produtividade. Ano passado, estabeleceu-se na terceira posição com uma média de 3.225 litros por vaca por ano. O estado de Santa Catarina é o campeão do segmento, com média de 3.799 litro/vaca/ano, e Rio Grande do Sul em segundo com 3.441 litros/vaca/ano. Por outro lado, neste quesito Minas Gerais não se destaca tanto, com produtividade de 2.839 litros/vaca/ano, ficando na quarta colocação.
Com estes dados, é possível dizer que a região Sul se destaca das demais, tanto em produção quanto em produtividade. Importante relembrar que nos últimos 20 anos a produção de leite na região Sul um importante avanço na produção e produtividade, fatores que consolidaram a região como a principal produtora, respondendo por 34,2% do total, desbancando a tradicional liderança da região Sudeste. Em comparação, entre 1998 e 2018, a produção de leite aumentou 169% no Paraná, enquanto em Minas Gerais foi de 57%.
Guilherme Souza Dias, técnico do DTE – Departamento Técnico e Econômico da FAEP, o bom desempenho dos produtores de leite paranaenses é composto por quatro pilares fundamentais: nutrição, genética, sanidade e gestão.
Fonte: Agroadvisor
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.