Porém, os indicadores até agora disponíveis sugerem que esse volume será superado. Entre esses indicadores estão (1) o índice de incremento registrado no primeiro semestre e (2) a média diária embarcada nos 15 primeiros dias úteis de julho corrente. A cada um deles, individualmente:
Os embarques efetivados na primeira metade de 2019 registraram aumento de 11% sobre idêntico período anterior e ultrapassaram 1,9 milhão de toneladas. Para que se chegue aos 4,098 milhões de toneladas estimados pela MAPA será preciso exportar, neste semestre, cerca de 2,2 milhões de toneladas, apenas 4% a mais que o registrado no segundo semestre de 2018.
Nas circunstâncias aí presentes é pouco provável que se tenha, neste semestre, incremento menor que o do primeiro semestre. Supondo-se, neste caso, que o aumento se mantenha no mesmo nível do semestre anterior, o total anual irá superar os 4,2 milhões de toneladas – somente de produto in natura.
Já o segundo indicador – média diária embarcada nos primeiros dias de julho – também aponta volume superior, mas muito próximo do estimado pela MAPA. Ou seja: os números da SECEX/ME para as três primeiras semanas de julho indicam embarques de 17.038 toneladas por dia útil. Como o segundo semestre do ano conta com 130 dias úteis (7 dias úteis a mais que o primeiro semestre), o total do período pode aproximar-se dos 2,215 milhões de toneladas. Que, somadas ao volume embarcado no primeiro semestre podem representar total anual acima de 4,1 milhões de toneladas.
Fonte: Avisite
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.