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Para celebrar o Dia do Cerrado, estreia nova web-série sobre Chapada dos Guimarães

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 11 de setembro de 2019
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Quarta temporada de vídeos do movimento Pé no Parque mostra as riquezas do bioma que é o berço das águas do Brasil

Considerado o berço das águas brasileiras, o Cerrado abriga inúmeras nascentes que abastecem algumas das principais bacias hidrográficas do País. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, vizinho a Cuiabá (MT), é um importante refúgio de visitação e proteção dessa savana, rica também em biodiversidade e beleza natural. O parque é retratado na 4ª temporada de Pé no Parque, movimento que busca estimular o turismo em áreas de proteção ambiental a partir do audiovisual.

O primeiro episódio da série, Por entre as árvores tortas, será lançado nacionalmente hoje 11/09, às 19 horas, em celebração ao Dia do Cerrado. Os outros três vídeos que completam a série serão lançados até 02/10, sempre às quartas-feiras, e todos estarão disponíveis ao público no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.

Assista ao primeiro episódio da web-série sobre Chapada dos Guimarães

Nos quatro episódios, a websérie mostrará ao público a surpreendente Chapada dos Guimarães. Do circuito de cachoeiras, como cartão postal Véu de Noiva, às águas cristalinas da nascente do Vale do Rio Claro e aos paredões rochosos milenares que emolduram a paisagem do parque e fazem milhares de turistas perderem o fôlego em mirantes, como a Cidade de Pedra. Apresentará personagens que vivem o parque nacional diariamente, como condutores de turismo, voluntários e servidores, trazendo histórias do Cerrado e mostrando a fauna e a flora e até a influência do fogo natural na paisagem.

A websérie é dirigida pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Para do Boi (2018), e produzida por WikiParques e ((o)) eco, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Websérie presenta personagens que vivem o parque nacional diariamente, como condutores de turismo, voluntários e servidores
Créditos: Marcio Isensee

Mais do que mostrar ao público a importância das áreas protegidas brasileiras e da proteção da natureza, o movimento Pé no Parque tem como objetivo transcender as telas e convidar as pessoas para conhecer de fato os parques do País. “Com o Pé no Parque, queremos mobilizar as pessoas. Fazer com que elas conheçam ao vivo não só as áreas protegidas que viram na tela do computador ou do celular, mas também áreas verdes que estão pertinho delas. É através desse movimento coletivo das pessoas, seja fazendo uma trilha ou simplesmente aproveitando as belezas dos parques, que conseguiremos criar uma rede de pessoas engajadas na conservação da natureza, consciente da importância dessas áreas naturais, e aproximar a sociedade das unidades de conservação”, explica o produtor executivo do projeto, Paulo André Vieira.

“A conexão com a natureza faz com que as pessoas compreendam a importância de cada uma dessas áreas naturais para o turismo e para o desenvolvimento econômico regional, além de contribuir com a saúde e o bem-estar do visitante e da comunidade da região”, ressalta a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado no estado de Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A área protegida foi criada em 1989 por pressão da comunidade científica e da sociedade civil, que se mobilizou pela proteção da Chapada. O parque possui 33 mil hectares de extensão que ajudam a proteger um importante remanescente de Cerrado, situado na rica zona de transição de biomas com Pantanal e Amazônia. O parque também faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do Rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.

Além da importância para a segurança hídrica nacional, protege o habitat de espécies ameaçadas de extinção, como a raposa-do-campo, endêmica do Cerrado, o lobo-guará e a onça-pintada. A observação de fauna, inclusive, está entre os atrativos do parque nacional.

O famoso Véu de Noiva é um dos cartões postais registrados na websérie
Créditos: Fábio Nascimento

Chapada dos Guimarães foi o oitavo parque nacional mais visitado do Brasil em 2018, com aproximadamente 180 mil visitantes. A maioria dos visitantes busca conhecer o cartão-postal do parque: a cachoeira Véu de Noiva, onde não é permitido o banho, apenas a contemplação no mirante. O circuito de cachoeiras, composto por sete quedas d’água acessíveis por trilha, também está entre os atrativos mais procurados pelos visitantes, junto com a Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, que não exigem acompanhamento de guia.

A Cidade de Pedra, ponto privilegiado para observação dos paredões e formações rochosas da Chapada, e o Vale do Rio Claro, com poços de água transparente abertos para mergulho, são outras atrações famosas do parque. O Morro de São Jerônimo, um dos pontos mais altos do parque com mais de 800 metros, e a Travessia da Casa do Morro, trilha de 23 quilômetros com pernoite no parque, completam o cardápio de atrativos do parque.

Não há cobrança de ingresso para visitar o parque, mas há obrigatoriedade de acompanhamento de guias credenciados para conhecer alguns atrativos, como circuito das cachoeiras, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro.

Lançamento nacional da websérie Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

11/09 – Lançamento do 1º episódio “Por entre Árvores Tortas”

18/09 – Lançamento do 2º episódio “Onde Nascem as Águas”

25/09 – Lançamento do 3º episódio “Fogo no Cerrado”

02/10 – Lançamento do 4º episódio “Bastidores da Conservação”

Todos episódios estarão disponíveis ao público no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.

Sobre

Movimento Pé no Parque

O movimento Pé no Parque é uma iniciativa de valorização dos parques nacionais brasileiros que utiliza o poder transformador do audiovisual como ponto de partida para engajar mais pessoas a visitarem e entenderem a importância dessas áreas para sua qualidade de vida e para o desenvolvimento do país. O turismo em unidades de conservação é essencial, assim como a educação ambiental para tornar o visitante cada vez mais consciente. O movimento é uma união da Associação O Eco, WikiParques e Fundação Grupo Boticário. A websérie do movimento foi lançada em 2018, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) e a cada temporada apresenta um parque diferente, com episódios que retratam a cultura, aspectos naturais, a história e os personagens que dão rosto e voz aos parques nacionais brasileiros. As três primeiras temporadas de Pé no Parque já foram assistidas por mais de 1 milhão de pessoas.

Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é uma das primeiras instituições ligadas à iniciativa privada voltadas à conservação da natureza no Brasil. Desde 1990, é uma das principais financiadoras de projetos ambientais do país, com cerca de 1,6 mil iniciativas apoiadas em todas as regiões. Conserva duas reservas naturais, somando mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, os dois biomas mais ameaçados no país. A fundação também atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade.

TAGS:chapada dos guimarãesmeio ambientesustentabilidadeturismo
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