Pantanal ganha nova brigada para combate às queimadas

Localidade de difícil acesso recebe treinamento para oito brigadistas que atuarão na região

O distrito de Porto Esperança, localizado às margens do Rio Paraguai, ganha uma nova brigada para combate ao fogo. A região que fica a 72 quilômetros de Corumbá – MS mais 20 minutos de travessia pelo Rio Paraguai é composta por 48 famílias e sofreu recentemente com as queimadas.

Na ocasião, os próprios moradores improvisaram para socorrer a mata e os animais cercados pelas chamas, recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros horas depois. Esse fato não foi isolado e faz parte da grande queima que consumiu em 2020 mais de 4,4 milhões de hectares no Pantanal, 30% da área total do bioma.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Agora, a comunidade se prepara para combater incêndios futuros. Desta vez de forma organizada e com equipamentos adequados, com o apoio da Ecoa (Ecologia em Ação) por meio do projeto transfronteiriço ECCOS, com suporte da União Europeia e do WWF-Brasil. Um curso foi ministrado pelo Prevfogo (Centro Especializado de Prevenção e combate a incêndios florestais, órgão ligado ao Ibama) com o objetivo de formar brigadistas comunitários.

A iniciativa partiu da atenção do chefe da Brigada Pantanal do Prevfogo, Ruberval Dimas do Patrocínio que percebeu a difícil travessia e o isolamento da comunidade como entraves no combate ao fogo. Ele contatou a Ong Ecoa e falou da necessidade da formação de brigada comunitária. Dessa discussão foi definida a realização do curso de brigadistas comunitários, fruto da parceria já existente com o WWF-Brasil.

Os oito recém-formados brigadistas aprenderam a manejar sopradores, queimadores para incêndio controlado (pinga-fogo) e abafadores. Eles serão multiplicadores das técnicas e poderão agir na proteção da região.

José Domingos Benites, um dos participantes do curso disse que a experiência que está tendo é muito importante. “Se acontecer um incêndio de novo, Deus ajude que não, a gente já vai saber o que fazer até a chegada da equipe e dar continuidade no combate”. Outro participante, o Amarildo Pereira Mendes citou as técnicas aprendidas em queimada na ilha com uso dos equipamentos. “Aprendemos o básico para apagar o fogo. Isso é muito importante”.

Leia também https://agronewsbrasil.com.br/em-mt-forca-tarefa-apreende-defensivos-e-fertilizantes-fraudados/

A Ecoa organizou a realização do treinamento de brigadistas oferecendo apoio logístico para a equipe do Prevfogo e transportando o material doado pelo WWF-Brasil – 7 kits completos, contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e equipamentos de combate ao fogo. O diretor – presidente da Ong, André Luiz Siqueira disse que o envolvimento dos parceiros é fundamental e chega em momento importante, em que são necessárias medidas preventivas. “Acaba reverberando para outras instituições, mostra que precisam se envolver no tema incêndio”, afirmou.

Atuação do WWF-Brasil
O WWF-Brasil que já tinha envolvimento na formação de brigadas comunitárias e doação de equipamentos, focou em Mato Grosso do Sul para criar brigadas comunitárias no Assentamento 72 (Ladário), Parque Estadual Nascente do Rio Taquari, Comunidade São Francisco/Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço, ambas em Corumbá. As ações se estenderão até junho de 2021, com implantação dos grupos em outras localidades.
O analista de conservação do WWF-Brasil, Cássio Bernardino afirma que a doação de equipamentos faz parte do Projeto Respostas Emergenciais em Campo, mas ressalta que “a ideia é focar em diferentes tipos de ação, que envolvem, ainda, ajuda humanitária, fomento às pesquisas sobre impacto na flora e fauna dos incêndios e melhorias em técnicas de manejo do fogo”.

Créditos fotos: Silas Ismael/WWF-Brasil

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

47 minutos ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

17 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

21 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

22 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

1 dia ago