Ovo x Milho: confira a relação de troca entre os produtos

Em dezembro o preço médio recebido pelo produtor de ovos na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorizações de 1,5% no mês e de quase 16% na comparação com dezembro do ano passado

A saca de milho, por sua vez, retrocedeu 6,1% na comparação mensal, mas apresentou aumento expressivo de 53,1% em relação ao mesmo período de 2019.

Siga-nos no facebook e instagram

Com índice mensal positivo na comercialização de ovos e negativo na saca de milho a relação de troca entre os produtos foi favorável aos avicultores que melhoraram em 8% seu poder de compra em relação a novembro. Assim, enquanto em novembro foram necessárias 15,4 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em dezembro essa quantidade caiu para 14,2 caixas.

Ovo: mercado segue com reajuste nos preços

Entretanto, em relação ao mesmo período do ano passado quando foram necessárias 10,8 caixas para adquirir o mesmo volume de milho houve perda de 24,3%. Já na comparação com a média histórica de dezembro dos últimos 10 anos quando a relação de troca atingiu cerca de 11,5 caixas, a perda na capacidade de aquisição do grão atingiu 18,8%.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de janeiro apontam para uma relação de troca extremamente onerosa para os produtores de ovos, próxima das 20 caixas.

Por Ovosite

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

10 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

13 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

14 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

15 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

18 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

18 horas ago