<![CDATA[
Por Bianca Mortelaro/AGRONEWS®
Aproximadamente 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem o câncer de mama, sendo que 85% apresentam diagnóstico de câncer maligno, de acordo com a CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária.
O tumor nas mamas é uma doença chamada de “neoplasia”, nela ocorre o crescimento irregular das células que faz com que surjam nódulos nas mamas dos animais. Esse nódulo pode variar de tamanho e, em alguns casos podem ser encontrados múltiplos ou apenas um único nódulo.
Dentre os cachorros a raça que é mais acometida é o Beagle e o Boxer, nos gatos a raça siamesa é a mais acometida pela “neoplasia”. A incidência desta doença nos pets varia entre 25% e 50% de todos os tipos de tumores diagnosticados.
Dica: Fazer carinho no seu pet pode ajudar a perceber a presença de nódulo na região mamária, geralmente os animais sentem um incômodo ou sensibilidade no local, podendo até mesmo liberar secreções com forte odor.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
A tecnologia vem sendo o principal aliado dos hospitais veterinários, dando estrutura na hora de fornecer exame ou tratamento para os pets. Para diagnosticar se é maligno ou benigno é necessário a realização de exames, geralmente o exame “citologia aspirativa” é o 1° a ser realizado, uma punção na mama do pet também é realizada, não há necessidade de sedá-la. Em caso de tumor maligno, exames como mamografia, radiografia torácica, biopsia, ultrassom e/ou tomografia são indispensáveis.
Se possível, a primeira opção de tratamento é a cirurgia, que faz a retirada total do nódulo, para auxiliar na cirurgia das felinas ocorre o tratamento quimioterápico, pois a retirada é mais agressiva do que nas cachorras. Importante informar que a quimioterapia não afeta os animais como acontece com os humanos, por exemplo, não há a queda de pelos.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Especialistas confirmam que o câncer é uma das principais causas de mortes de animais de estimação, se o diagnóstico for tardio muita das vezes o caso será apenas cirúrgico. Caso seja diagnosticado como benigno, as chances de cura são efetivas com tratamentos e cirurgia.
Algumas dicas que podem auxiliar na prevenção são, manter os exames de seu pet em dia, o famoso “check-up” de tempos e tempos pois se descoberto no início as chances de cura são mais elevados, evitar anticoncepcionais e vacina anti-cio, pois são as principais causa do desenvolvimento do câncer.
Assim que notado algum dos sintomas citados neste artigo, o tutor deve levá-lo o quanto antes à uma clínica veterinária. A prevenção é ideal para evitar prováveis problemas com a saúde do seu pet, o AGRONEWS® juntamente com o Outubro Rosa trazem informações para você fazer a prevenção do câncer de mama em seu pet.
Veja abaixo algumas curiosidades interessantes sobre o mundo pet.
Cachorro salva criança de se afogar e de forma totalmente consciente, evita um novo acidente. Clique aqui para conferir.
Presos na cozinha por uma grade, um dos cães sempre conseguia fugir, no entanto, como ele fazia isso era uma grande dúvida até a sua tutora instalar câmeras de segurança.
A fuga improvável de um Dachshund (Teckel), também conhecido por cão-salsicha ou cofap, viralizou recentemente no TikTok. Depois de não entender como o canino conseguia fugir da cozinha, a sua tutora decidiu instalar uma câmera de segurança para conseguir registrar o flagrante. Clique aqui para conferir esta matéria.
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.