Carne de Frango: os 25 principais importadores da carne dos EUA em 2018

Divulgados somente agora, em abril, os dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre os países de destino da carne de frango norte-americana em 2018 revelam que os 25 principais importadores do exercício passado aumentaram suas compras em 4%, mesmo índice de incremento observado entre os demais importadores, grupo que englobou 133 países

Principal consumidor externo da carne de frango dos EUA desde 2010, o México não só ampliou suas importações (cerca de 8,5% a mais que em 2017), como também aumentou sua participação no total exportado, agora superior a 20%.

Porém, talvez, a grande surpresa desse ranking é encontrar na segunda posição um país de língua portuguesa: Angola, que em 2018 aumentou suas importações em 19%, ao mesmo tempo em que elevou em 14% sua participação nas vendas totais dos EUA.

Mas não foi só o aumento de volume que fez Angola ascender à segunda posição. Cuba, anterior ocupante do posto, reduziu suas importações em mais de 6% e, com isso, caiu para o quarto lugar. Neste caso, porque enfrenta dificuldades para pagar seus importadores.

E quanto aos três principais importadores da carne de frango brasileira – Arábia Saudita, China e Japão? No ranking norte-americano, o Japão surge na 30ª posição, com importações próximas de 20 mil toneladas (em 2018, 398 mil toneladas importadas do Brasil). A Arábia Saudita ficou no 53º posto, com cerca de 7,5 mil toneladas (do Brasil, 486,4 mil toneladas).

A China, por sua vez, ficou numa remota 126ª posição, com apenas 55 toneladas importadas (do Brasil, pouco mais de 438 mil toneladas). Mas o que não escapa, aqui, é que Hong Kong, território especial chinês, colocou-se como o sétimo principal comprador da carne de frango dos EUA, com perto de 115 mil toneladas. O que isso representa em comparação às importações do Brasil?

Hong Kong também se coloca entre os principais mercados da carne de frango brasileira, pois em 2018 foi o sexto principal destino do produto. Mas as aquisições efetuadas no Brasil foram quase 85% maiores que a dos EUA, pois ficaram próximas de 212 mil toneladas.

A registrar, ainda, que em 2018 as exportações norte-americanas de carne de frango alcançaram 158 países, 17 a mais que em 2017. Mas esse incremento precisa ser melhor avaliado, pois no rol dos 20 menores importadores (final do ranking) aparecem países com importações que variam desde apenas1 (uma) até 17 (dezessete) toneladas. O Brasil, por exemplo, é o 141º importador, com aquisição de 16 toneladas.

Fonte: Avisite

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Ameaças climáticas e o avanço do bicho-mineiro podem causar até 70% de perdas nas lavouras de café

A incidência do bicho-mineiro é uma ameaça silenciosa que vem aumentando devido as mudanças climáticas…

11 horas ago
  • Notícias

Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda

Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…

3 dias ago
  • Notícias

Case IH anuncia 100% do seu portfólio renovado até 2028

Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…

3 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: feriado de chuva e queda de temperatura na região Centro-Sul

Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suinocultura experimenta retomada nas cotações, confira!

No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…

3 dias ago