Na produção de carne de frango o Brasil é o segundo produtor mundial. Mas quando a avaliação abrange outras espécies de galináceos, a China passa a ocupar a posição brasileira. É que naquele país, além das linhagens modernas (“penugem branca”, no linguajar norte-americano), há expressivo volume de linhagens tradicionais desenvolvidas internamente (“penugem amarela”).
No caso do Brasil, a FAO estimou para 2018 volume que superou todas as demais estatísticas efetuadas em torno da produção interna de carne de frango. Assim, por exemplo, enquanto o USDA (dados divulgados em abril) estimou volume pouco superior a 13,350 milhões de toneladas, a estimativa da FAO aponta produção da ordem de 13,931 milhões de toneladas.
A diferença, tudo indica, advém do fato de FAO incluir em suas projeções todas as espécies de galináceos, não apenas os frangos provenientes da criação de linhagens modernas. E, por esse Brasil afora, a presença de linhagens tradicionais ainda é uma constante.
No gráfico abaixo, os 10 principais produtores mundiais de carnes avícolas, de acordo com a FAO. Notar que a produção somada dos três primeiros produtores é quase 170% maior que a dos outros sete países integrantes do ranking. Aliás, a produção do Brasil, terceiro colocado, é quase três vezes maior que a do próximo colocado, a Rússia.
Fonte: Avisite
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.