OIC decide promover ações para evitar queda de preços do café

Desvalorização tem sido contínua nos últimos dois anos no mercado internacional

 

A queda dos preços pagos aos cafeicultores no mercado mundial foi o principal tema da 122ª Sessão do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), realizada nesta semana na sede da entidade, em Londres. O secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, que representou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na reunião, disse que os níveis de preços recebidos pelos produtores têm caído nos últimos dois anos, ficando muitas vezes abaixo dos custos de produção em alguns países, o que compromete a sustentabilidade econômica da produção nesses locais.

Para evitar prejuízos maiores, a OIC aprovou propostas como o desenvolvimento de um plano de comunicação global voltado aos consumidores, contemplando a realidade econômica do setor cafeeiro (do produtor ao consumidor final). Também está prevista a intensificação do diálogo entre os diferentes elos da cadeia produtiva e o intercâmbio de iniciativas nacionais de políticas públicas que promovam a sustentabilidade, assim como a inclusão da promoção do consumo como diretriz de todos planos de ação da entidade.

A reunião abordou ainda temas, como o empoderamento das mulheres na atividade cafeeira; fontes de financiamento e participação de recursos de fundos de investimentos na produção sustentável do café; tecnologias de automação e conectividade nas diferentes etapas da cadeia do café; orçamento, execução e alocação de recursos, pelos diferentes países exportadores e importadores de café.

Foram eleitos o presidente e vice-presidente do Conselho da OIC, respectivamente, Stefanie Küng (Suíça) e Deny W. Kurnia (Indonesia) e os representantes nos comitês técnicos, com mandato de um ano, a partir de 1º de outubro. A delegação brasileira foi chefiada pelo embaixador do Brasil Hermano Telles Ribeiro, representante permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais sediados em Londres.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Curiosidades que talvez você não saiba sobre as minhocas
  • Curiosidades
  • Notícias

Curiosidades que talvez você não saiba sobre as minhocas

As minhocas são amadas por muitas pessoas e odiadas também. São o principal atrativo de…

4 horas ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Gergelim: Mato Grosso firma parceria inédita com centro de pesquisa da China

Acordo é resultado da participação de Mato Grosso na China International Import Expo e visa…

6 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo entre 24 à 31 de março

Confira o boletim meteorológico da semana a seguir A Figura 1 apresenta a previsão de…

18 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Exportação em alta sustenta o mercado da soja, confira!

Elevação dos prêmios de exportação reforça o ritmo das negociações e impede desvalorizações mais acentuadas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Avanço da colheita da safra verão pressiona o mercado do milho

Oferta aumenta de forma regionalizada, enquanto vendedores seguram o milho e mantêm o cenário de…

22 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: semana inicia com muita chuva de Norte a Sul do país

De acordo com a previsão do tempo, região norte permanece em destaque, confira! A última…

24 horas ago