Nuvem de poeira gigante, com mais de 600 mil km², formada após um forte temporal no último domingo (24), está se movendo pela costa do Atlântico Sul chega na Argentina e coloca o Brasil em alerta.
Uma nuvem de poeira se formou após forte temporal que atingiu a Patagônia, no sul da Argentina, no último domingo (24). O boletim técnico divulgado pelo Serviço Meteorológico Nacional aponta que as rajadas de vento durante o temporal alcançaram os 163 quilômetros por hora.
O resultado é uma névoa de 615 mil quilômetros quadrados de área que se move pela costa do Atlântico Sul. Você pode vê-la na imagem de satélite abaixo, publicada no Twitter por Santiago Gassó, pesquisador da Nasa.
A foto mostra que a nuvem se estende por uma faixa de mais de mil quilômetros, cobrindo a região de Puerto Madryn, no Norte da Patagônia, até Mar del Plata, na costa da província de Buenos Aires.
A possibilidade de a névoa chegar ao Brasil é pequena, de acordo com César Soares, meteorologista da Climatempo. Segundo ele, até chegar aqui, a nuvem de poeira já estará muito misturada com a nebulosidade da frente fria. Além disso, ele aponta a condição mais úmida do país como fator que deve desfavorecer a tempestade e, por isso, a nuvem deve se dissipar.
O fenômeno não se compara aos eventos que foram relatados no interior de São Paulo e em áreas do Centro-Oeste no último mês. O poeirão que aparece por aqui é consequência do solo seco e sujeira depositada durante um longo período — além de problemas como a estiagem, desmatamento e queimadas.
Gassó explicou em seu Twitter que a nuvem de poeira no oceano é resultado do sistema de baixa pressão, normalmente associado à formação de nuvens e chuvas, que trouxe neve para a região de Usuahia e tempestade de vento para a Patagônia.
“El mismo sistema que trajo nieve a #Usuahia trajo un temporal de viento a la Patagonia, con una voladuras de polvo desde Neuquén para el sur y generó una nube gigante de polvo que ahora esta sobre el mar y se ve muy bien desde el satélite @SMN_Argentina @MeteoNacho”
Fonte: Gizmodo
Qual a sua opinião sobre os últimos eventos climáticos no mundo? deixe a seu comentário logo abaixo.
AGRONEWS® Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.