Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Brasnorte, Aldo Rezende Telles Junior, mais que uma estrutura adequada para os treinamentos, o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), inaugurado na última sexta (24.03), é também uma forma de fortalecer a entidade. “Para 2017, temos cerca de 30 treinamentos previstos, mas já temos a certeza de que esse número será bem maior em 2018, em função de ter um espaço mais adequado como o NAC para realizar os treinamentos”, enfatiza.
Assim como os outros oito já inaugurados, o Núcleo de Brasnorte tem 130 metros quadrados e, além das salas de aula, têm ainda uma cozinha industrial equipada para a realização de oficinas e vitrines. Segundo o presidente, o espaço oferece mais conforto aos participantes dos treinamentos ofertados pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR-MT. “Isso sem falar que o espaço é mobiliado de forma adequada para a realização dos treinamentos”.
O representante dos produtores de Brasnorte destaca ainda que a economia brasileira passa por um momento delicado e a mão de obra qualificada se tornou uma ferramenta importante para driblar a crise. “O SENAR é um importante parceiro do Sindicato Rural, é o único órgão que qualifica com segurança, qualidade e certificado”. Júnior acrescenta que já participou de alguns treinamentos do SENAR-MT. “Um dos cursos que fiz foi o de classificação de grãos e foi muito bom”.
A qualificação de mão de obra é uma preocupação de todos os produtores rurais. O presidente do Sistema Famato/SENAR-MT, Normando Corral, diz que houve uma expansão das fronteiras agrícolas, mas que ainda há muito para caminhar quando se trata de disseminação do conhecimento. “E o Núcleo Avançado de Capacitação, como o próprio nome diz, é para que possamos multiplicar esse conhecimento adquirido por aqueles que estudaram arduamente, se dedicaram à pesquisa e tem conhecimento para repassar. Não teremos futuro se não tivermos capacitando adequadamente nossos colaboradores. É por isso que fico muito feliz em ver mais uma unidade do NAC inaugurada”.
NÚCLEOS AVANÇADOS – A unidade de Brasnorte foi construída por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural, SENAR-MT e a prefeitura. Os Núcleos já estão presentes em oito municípios de Mato Grosso: Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçú, Juína e Comodoro. Até o fim de 2017, pelo menos outras cinco unidades estarão instaladas, totalizando 13 NACs em todo o Estado. Esses espaços ajudarão a atender uma grande demanda dos produtores, que é a capacitação de mão de obra para o campo.
As estruturas fazem parte do plano de expansão do SENAR-MT, que visa atingir a necessidade de um milhão de pessoas qualificadas para atuação nas atividades agropecuárias até 2020 em Mato Grosso. Os NACs são instalados nas cidades para facilitar a concentração dos interessados em realizar os treinamentos, as qualificações e as oficinas da instituição na zona urbana dos municípios.
SOLENIDADE – A solenidade de inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação de Brasnorte foi bastante prestigiada. Dentre as dezenas de lideranças de vários setores, o evento contou com a presença dos presidentes dos Sindicatos de Rurais de Juara, Jorge Mariano de Souza, e de Juína, Jose Lino Geraldo Martins, mais conhecido como Cabeção. O prefeito da cidade, Mauro Rui Heisler, o vice-prefeito, Marques Correa, o presidente da Câmara Municipal, Marques Correa, e várias lideranças locais também prestigiaram a inauguração. A equipe da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também marcou presença. Estavam por lá o segundo vice-presidente, Fernando Conti, e os diretores Amarildo Merotti, Luciano Vaccari e Francisco Manzi.
O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.