No inicio da tarde desta sexta-feira (1º), moradores do interior de São Paulo relataram uma nova tempestade de poeira. As cidades atingidas foram Andradina, com fortes ventos; Penápolis, que teve o centro da cidade sem energia; e de Presidente Prudente, que chegou a emitir um alerta para que as pessoas evitassem áreas de risco.
Em nota, a prefeitura de Presidente Prudente disse que mobilizou equipes para atender as ocorrências na cidade. “Neste momento, a prioridade é atender aos chamados que oferecem riscos à integridade da população, como fios energizados caídos nas vias e árvores que ameacem cair sobre residências”, diz comunicado.
Cidades da região nordeste de Mato Grosso do Sul também foram afetadas pelas nuvens de poeira.
Desta vez, o fenômeno veio acompanhado por fortes rajadas de vento e pancadas de chuva. Até o fim da tarde, havia registro de uma vítima, ferida pela queda de uma telha. Várias cidades ainda estavam sem energia.
Veja o vídeo abaixo registrado por moradores da cidade de Penápolis, interior de São Paulo.
Especialistas afirma que o fenômeno se formou pela combinação do solo muito ressecado e ventos fortes que tem o potencial de elevar a poeira verticalmente.
Nas redes sociais, moradores de outras cidades também relataram tempestade de poeira, veja abaixo algumas publicações.
Em Pereira Barreto, moradores relataram susto com a chegada da tempestade de poeira encobrindo o céu. O comerciante Moacir da Silva, morador da cidade, usou o celular para filmar a chegada do temporal. Segundo ele, depois que a nuvem de pó se dissipou, começou a chover. A prefeitura registrou quedas de árvores e destelhamentos na cidade.
Conforme o climatologista Vagner Camarini, a tempestade de poeira é um fenômeno comum nesta época do ano, quando o solo está mais exposto, pelo longo período de estiagem. Segundo ele, a chegada de uma frente fria causou uma espécie de choque térmico, produzindo rajadas de vento. Normalmente, segundo explicou, o fenômeno acontece no período de transição da estação seca para a mais úmida.
Em Mato Grosso do Sul, tempestades de poeira foram registradas em Três Lagoas e Nova Alvorada do Sul, próximas da divisa com São Paulo, e também na capital, Campo Grande. Em Três Lagoas, os ventos chegaram a 68 quilômetros por hora, segundo a Defesa Civil estadual.
Após a passagem da nuvem com pó e detritos, caiu um temporal. Foram registrados estragos no prédio da Secretaria Municipal da Cultura e as atividades foram suspensas. Na capital, o poeirão encobriu vários bairros e obrigou os moradores a se trancarem em casa.
Alguns motivos podem potencializar o aparecimentos destas tempestades de poeira. A cidade de São Paulo terminou setembro de 2021 com chuva abaixo do normal e temperaturas muito acima. O levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia divulgado no dia 30 de setembro mostrou que a capital paulista teve o quarto setembro mais quente em 78 anos, em relação à média das temperaturas máximas.
Com média de 28,6 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês com desvio muito acima do normal. O desvio foi de +4,2 °C acima da normal climatológica, que é de 24,4°C. Isto faz de setembro de 2021 o quarto setembro mais quente de sua série de dados, iniciada em 1943, empatando com o ano de 1963. São Paulo teve quarto setembro mais quente em 78 anos
Maiores médias de temperatura máxima mensal para setembro – Mirante de Santana (1943-2021).
A maior temperatura do mês foi de 35,7°C, no dia 20, e é também o recorde de calor para 2021 até agora. Para o período de 1943 a 2021, esta foi a terceira maior temperatura em São Paulo, em um dia de setembro.
AGRONEWS® – Informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.