No Brasil, trigo tem situação positiva, mas seca na Argentina preocupa

O mercado brasileiro de trigo segue em ritmo lento, enquanto a colheita ainda é pouco expressiva no país. De um modo geral, a situação das lavouras é positiva no Brasil, mas preocupante na Argentina, levando em conta o aumento do percentual de lavouras em déficit hídrico

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que a colheita da safra 2020/21 atinge 11% da área estimada de 1,213 milhão de hectares. A área é 7% maior ante os 1,136 milhão de hectares cultivados na safra 2019/20.

Conforme o Deral, 58% das lavouras estão em boas condições, 31% em situação média e 11% ruins. As lavouras se dividem entre as fases de crescimento vegetativo (3%), floração (10%), frutificação (29%) e maturação (58%). Na semana passada, as lavouras estavam em desenvolvimento vegetativo (7%), floração (15%), frutificação (38%) e maturação (40%), com 56% em boas condições, 32% em situação média e 12% ruins. No mesmo período do ano passado, 23% da área já havia sido colhida.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

A safra 2021 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,721 milhões de toneladas, 17% acima das 3,190 milhões de toneladas colhidas na temporada 2020. A produtividade média é estimada em 3.095 quilos por hectare, acima dos 2.824 quilos por hectare registrados na temporada 2020.

Rio Grande do Sul

Segundo a Emater/RS, em algumas regiões do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorridas entre os dias 13 a 19 ultrapassaram 100 milímetros precipitados. Esses acumulados contribuíram para amenizar o déficit hídrico dos últimos meses e normalizar os níveis de umidade dos solos, o que auxiliou no desenvolvimento do trigo. Em algumas localidades, os ventos fortes acarretaram acamamento; em outras, a queda de granizo promoveu perdas localizadas.

Até o dia 23 de setembro, 4% das lavouras estavam maturação, 39% em enchimento de grãos, 43% em floração e 14% em germinação ou desenvolvimento vegetativo. O desenvolvimento está atrasado na comparação com os últimos anos. Em igual momento do ano passado, 11% da área já estava em fase de maturação.

Argentina

As chuvas esparsas se concentraram no extremo noroeste e no sudoeste da Argentina na última semana. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, o clima favoreceu a recuperação de setores do centro-oeste, que apresentavam focos de excessos hídricos.

As lavouras em situação de regular a seca passaram de 30 a 33% semana a semana. Em igual período do ano passado, 59% das lavouras estavam nesta situação.

A superfície totaliza 6,5 milhões de hectares. As lavouras se dividem entre excelentes ou boas (50%), normais (27%), regulares ou ruins (23%).

Por Gabriel Nascimento – Agência Safras

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

15 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

19 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

23 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

24 horas ago