No dicionário, muvuca é definida como bagunça, confusão, tumulto. Para o meio ambiente, significa restauração. A técnica de semeadura direta com mistura de sementes é adotada para recuperar áreas de vegetação nativa degradadas.
A Fazenda Tanguro, pertencente à AMAGGI e localizada em Querência (MT), foi uma das propriedades que implementou a técnica de reflorestamento Muvuca. Em 2018, foram plantados 7,5 hectares de diversas espécies, incluindo caju, pequi, baru, aroeira, angico, jenipapo, ipês e jatobá. Em novembro de 2022, mais 17,5 hectares foram plantados com cerca de 60 espécies. Recentemente, a fazenda 7 Lagoas, em Diamantino, também recebeu as sementes da Muvuca.
A ‘Muvuca’ é uma mistura de sementes. Misturamos espécies arbóreas com adubação verde para recuperar áreas degradadas. Foi batizada assim porque é uma mistura de tudo. E a eficácia é incontestável”, explica a bióloga Artemizia Mota, que trabalha com recuperação dessas áreas há 23 anos.
O caminho da semente até chegar à Muvuca é longo. Inicia na coleta, passa por beneficiamento, vai para a Casa das Sementes, depois é comercializada e distribuída. A etapa final dessa cadeia é a semente no chão, numa terra previamente preparada para plantio.
“A AMAGGI tem experimentado a técnica Muvuca em suas fazendas e os resultados são evidentes em um período muito mais curto do que outras técnicas utilizadas anteriormente. Além de acelerar a restauração da vegetação, a Muvuca também oferece oportunidades de renda para as comunidades que desempenham um papel importante na coleta de sementes, o que está totalmente alinhado com os compromissos socioambientais da empresa“, diz Fabiana Reguero, gerente socioambiental da AMAGGI.
De acordo com Lara Aranha da Costa, técnica em restauração ecológica do Instituto Socioambiental (ISA), que faz parte do projeto, entre 60kg e 70kg de sementes são plantadas por hectare através da Muvuca. No entanto, isso pode variar dependendo da condição da área: se estiver muito degradada, a quantidade pode ser maior.
Além do impacto ambiental, a Muvuca é uma ferramenta poderosa de geração de renda para povos originários e comunidades tradicionais. Somente a Rede de Sementes do Xingu, associação de base comunitária que organiza os grupos coletores e fornece sementes para projetos de restauração, tem aproximadamente 600 coletores. Isso inclui indígenas de seis povos, sendo cinco do Xingu e o povo Xavante de dois territórios. E 80% são mulheres.
Leia a matéria completa em: https://www.amaggi.com.br/noticia/muvuca-contribui-para-reflorestamento-gera-renda-e-fortalece-comunidades-tradicionais/
AGRONEWS® é informação para quem para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.