Mulheres são imprescindíveis para o agronegócio, diz Roberto Rodrigues

Do campo às empresas rurais, “as mulheres são imprescindíveis em todas as atividades ligadas à agropecuária e ao agronegócio, tanto no Brasil como no mundo todo”

A afirmação é do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, embaixador especial para o Cooperativismo Mundial da Organização das Nações Unidos para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Sua declaração reforça o discurso de José Graziano, diretor-geral da organização internacional, de que o papel da mulher é fundamental no combate à fome e à pobreza no planeta. O protagonismo feminino foi destaque de um encontro sobre igualdade de gênero, paralelo à 40ª sessão da Conferência da FAO, no último dia oito de julho, em Roma, Itália.

Em entrevista à equipe SNA/RJ, o ex-ministro Roberto Rodrigues afirma que as mulheres vêm conquistando novos espaços, seja nas universidades, na área de pesquisas ou como líderes de cooperativas. No entanto, em sua opinião, é na agricultura familiar que elas têm mais força.

“Sem dúvida, é na agricultura familiar que o papel das mulheres é mais apreciado, porque atuam em todos os setores da propriedade rural, desde o preparo da terra até a comercialização da produção, passando pela fabricação de alimentos, que agregam valor ao produto primário”, comenta Rodrigues, que também é membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Atualmente, o número de mulheres envolvidas no agronegócio deve ser ainda maior que o apontado pelo último Censo Agropecuário (2006), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, naquele ano, mostrava que mais de 14 milhões de mulheres trabalham nas lavouras do Brasil, em comunidades quilombolas e indígenas e nas reservas extrativistas.

Isso reforça o protagonismo delas, especialmente na agricultura familiar, até porque em torno de 45% dos produtos agrícolas são plantados e colhidos por pessoas do sexo feminino, ainda segundo o último Censo. Em 2006, as mulheres rurais também eram responsáveis pela produção destinada à subsistência de suas famílias, contribuindo com 42,4% da renda domiciliar.

OUTRAS ÁREAS

Considerando sua experiência como coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), Rodrigues ressalta que, “hoje em dia, quase metade dos estudantes de Ciências Agrárias são mulheres e as formandas universitárias vêm recebendo grande parte dos prêmios oferecidos pelo setor privado, aos melhores alunos de ensino superior em áreas que envolvem o agro”.

“Muitas delas vão atuar ou já atuam como gerentes de propriedades rurais, com um papel destacado na parte de gestão. Também são inúmeras as cooperativas agropecuárias com comitês femininos, o que vem permitindo, crescentemente, a eleição dessas líderes para conselhos de administração ou fiscal nas empresas, quando não em cargos de comando mesmo”, informa o embaixador da FAO.

Fonte: SNA

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

10 minutos ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

16 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

20 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

1 dia ago