De acordo com dados recém-divulgados pelo INDEA (Instituto Defesa Agropecuária), verificou-se que estes valores não param de crescer. Em maio deste ano o rebanho mato-grossense subiu de 30,07 milhões para 30,33 milhões de cabeças bovinas. É 0,87% maior em relação a maio do ano passado.
O levantamento, divulgado pelo IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária -, ontem(20), informa que as fêmeas apresentaram acréscimo de 1,25% no número de cabeças, enquanto que os machos registraram uma alta mais comedida, de 0,22%.
Assim como houve aumento do rebanho, no fechamento deste 1º semestre deste ano também se nota alta na quantidade de bovinos mato-grossenses abatidos. No comparativo semestral, foram abatidos 9,20% a mais ante o 1° semestre de 2018, totalizando cerca de 2,68 milhões cabeças. Para machos o aumento foi de 11,78% e para as fêmeas, 6,75%, respectivamente. Apesar da expansão do rebanho, o Estado está cada vez mais produtivo, uma vez que as carcaças estão mais pesadas, a idade de abate tem reduzido, assim como a área de pastagem.
99,7% do rebanho em MT foi vacinado contra febre aftosa, como mostram os dados apresentados pelo INDEA no início deste mês(05). Segundo o presidente da entidade, Tadeu Mocelin, a baixa inadimplência é resultado do trabalho conjunto entre a entidade e demais elos da cadeia produtiva, que envolve divulgação, educação sanitária, fiscalização e fundamental apoio dos produtores rurais. “Há vários anos Mato Grosso vem conseguindo vacinar mais de 99% do seu rebanho, isso demonstra a preocupação dos produtores em manter a sanidade no estado. Estamos muito contentes com os resultados“, completa Mocelin.
A população de bovinos e bubalinos existentes no estado de Mato Grosso alcançou 30 milhões cabeças neste ano. Desde 2005 as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99% de imunização em todas as regiões.
Por: AGRONEWS BRASIL, com informações do portal do agronegócio.
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.