GeralGoverno de MT

MT Hemocentro promove coleta emergencial de sangue tipo “O” negativo

Nesta semana, o MT Hemocentro está com baixo estoque de sangue tipo “O” negativo e convida a população para a doação voluntária, sobretudo deste tipo sanguíneo. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30 – sem horário de almoço – no Banco de Sangue Público de Mato Grosso, localizado na rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá.

“O MT Hemocentro precisa captar mais doadores, precisamos de doação urgente desse tipo sanguíneo porque o nosso estoque está muito baixo e atendemos às demandas do estado inteiro”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.  

As condições necessárias para ser um doador são simples. Basta ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável); ter 51 kg ou mais e apresentar, no momento em que chegar ao Banco de Sangue Público, documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

“É importante frisar que os doadores homens podem fazer a doação de sangue a cada três meses e as mulheres podem fazer a cada quatro meses. No dia da coleta, a pessoa precisa evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, estar bem alimentada, ter dormido quatro horas ininterruptas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior”, ressalta Gian.

O MT Hemocentro coleta, em média, cerca de 1.500 bolsas por mês. No entanto, o sangue dos tipos negativos, principalmente o “O” negativo – que é o mais utilizado por ser universal e se adaptar a qualquer pessoa –, são os que mais estão em falta no Banco de Sangue e precisam urgentemente de novos doadores.

Serviço

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (66) 3426 9848 ou 3426 9505.

Continuar lendo

Comente esta matéria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar