Especialistas

Mix de cobertura ajuda a reciclar nutrientes do solo e diminuir custos na propriedade

Inovação e sustentabilidade: Mix de cobertura ajuda na reciclagem do solo e a reduzir aplicação de herbicidas

Materiais orgânicos, de qualquer natureza, sofrem a ação de micro-organismos e do intemperismo. Com o passar do tempo, eles são transformados em húmus. Conforme os seus componentes se decompõem, esses adicionam ao solo nutrientes que poderão ser aproveitados pelas plantas.

Isso é o que podemos observar no vídeo gravado pelo produtor rural Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha/PR. Segundo Laércio, o mix foi plantado logo após a colheita do milho, no início do mês de março, e deve ficar até o mês de setembro agindo na reciclagem de nutrientes do solo. “Nós usamos uma adubação de sistema. Toda a adubação que nós iríamos usar na cultura do soja no mês de setembro, nós já colocamos em cima deste mix de cobertura em forma de cama de aviário. Fizemos as correções necessárias com calcário e silicato de potássio.”, explica Laércio.

Além da reciclagem de nutrientes, o cultivo do mix de cobertura ajuda na descompactação do solo, facilitando a penetração de água e a sua aeração. Isso melhora a estrutura do solo por servir de fonte de carbono e por desenvolver um sistema radicular forte e abundante. Em entrevista ao portal AGRONEWS BRASIL, o produtor Laércio reforça que isto é um tripé eficiente de sustentabilidade, pois “ajuda nas condições físicas, químicas e biológicas do solo“.

Ainda no vídeo, o produtor mostra na prática a importância deste tipo de plantio, ele mostra um Nabo Japonês – Minowase e esclarece que por conta de seu sistema radicular profundo, os adubos verdes (leguminosas) atuam na “reciclagem de nutrientes”, buscando, nas camadas mais profundas, aqueles já perdidos pelos cultivos comerciais. Esse processo, portanto, direciona os nutrientes para a superfície do solo, de maneira que possibilita o seu aproveitamento nos cultivos subsequentes, tornando-se mais eficientes em alguns casos. “Quantos nutrientes nós vamos conseguir reciclar? quantos herbicidas nós deixamos de usar? Aqui desde que foi plantado (o mix de cobertura), não foi feito nenhum herbicida, ficou tudo por abafamento como vocês podem ver“, afirma o produtor Laércio.

Então como podemos perceber, esta é uma prática inovadora e que pode garantir sustentabilidade com a redução de custos na aplicação de herbicidas. Deixe seu comentário sobre esta matéria.

Por: Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL

ABRALEITE
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo