Produtores de arábica de algumas regiões do estado de São Paulo iniciaram a colheita da variedade em abril, enquanto outros se preparam para começar as atividades em breve.
Segundo pesquisadores do Cepea, na praça de Mogiana, as primeiras áreas colhidas vêm gerando certa preocupação entre cafeicultores, que vêm encontrando um bom volume de grãos no chão – esse cenário está atrelado ao elevado volume de chuvas na segunda quinzena de abril.
Em Garça (SP), mesmo diante da maturação desigual do grão, produtores vêm realizando a colheita, motivados por uma parcela de grãos da ponteira que já estava pronta para ser retirada e, em alguns casos, até secando.
Em Minas Gerais, a colheita ainda é bem pontual em Matas de Minas, e as atividades devem começar após a segunda quinzena de maio. No Sul de Minas e no Cerrado Mineiro, cafeicultores consultados pelo Cepea indicam que estão no aguardo da redução das chuvas para também darem início às atividades.
No Noroeste do Paraná, colaboradores do Cepea relatam que os grãos ainda estão bastante verdes, e a expectativa é de que a colheita seja iniciada em junho.
Segundo análise anterior, “Muitos cafeicultores se preparam para iniciar a colheita do café arábica em algumas regiões produtoras. De acordo com dados do Cepea, até o final de abril, agricultores de São Paulo e de Minas Gerais devem começar os trabalhos de campo. Já em Rondônia e no Espírito Santo, a colheita do café robusta já se iniciou e deve ganhar mais ritmo nos próximos dias”.
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.