O primeiro mês de 2023 foi caracterizado pelo retorno mais firme das negociações de café arábica e robusta no mercado doméstico, devido à maior necessidade por parte da indústria, o que é típico deste período. Ao longo de janeiro, apesar da oscilação dos preços, o movimento de alta prevaleceu, conforme indicam os dados do Cepea.
De acordo com a análise da semana anterior, “As cotações e a liquidez do arábica voltaram a avançar no mercado nacional, mesmo após a divulgação do relatório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no último dia 19/01, apontando elevação de 7,9% na produção total de café (arábica + robusta) em 2023/24, para 54,94 milhões de sacas de 60 kg”.
O Indicador Cepea do arábica tipo 6, posto na capital paulista, operou acima dos R$ 1.000,00/saca de 60 kg em boa parte da segunda quinzena.
As cotações dessa variedade também retomaram a sequência de altas em janeiro, se aproximando novamente dos R$ 700/saca de 60 kg para o tipo 6. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio da maior presença de compradores, enquanto vendedores se mantiveram retraídos em boa parte do mês, aguardando aumentos mais intensos nos preços.
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.