Novo inseticida Sivanto é lançado para a proteção das lavouras de café no Brasil. O produto é eficaz no combate ao bicho mineiro. Único no mercado que pode ser pulverizado tanto no solo quanto na folha.

Dados da Organização Internacional do Café apontam que o consumo mundial do grão ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos por ano e vem registrando um crescimento anual de 2,5%. O Brasil é o maior produtor e exportador de café (50 milhões de sacas de 60kg ao ano) e segundo maior consumidor do produto no mundo, atrás apenas dos EUA, que consome anualmente 24 milhões de sacas.

Diante desse cenário a Bayer, após quase 15 anos de pesquisa e investimento da descoberta até a comercialização, lança no Brasil o Sivanto Prime 200SL, inseticida que possui grande eficiência no combate ao bicho mineiro no café, inseto que pode reduzir a produtividade entre 30 e 40%. A praga atua desfolhando o pé de café e, sem folha, não acontece a produção do grão. Quem mais sofre com essa praga é a variedade Arábica, espécie mais produzida no Brasil.

bicho do cafe

Estudos comprovaram que a capacidade produtiva do cafeeiro pode ser reduzida em até 80%, conforme a região, a época e a intensidade da ação do Bicho Mineiro.

De acordo com estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o bicho mineiro se instala nas folhas dos cafeeiros, deixando um buraco e uma cor de ferrugem na superfície. Um ataque desse inseto causa uma considerável perda de folhas, que ficam desidratadas, secas e fracas, trazendo enormes prejuízos para os cafeicultores. Estudos comprovaram que a capacidade produtiva do cafeeiro pode ser reduzida em até 80%, conforme a região, a época e a intensidade da ação do inseto.

Fábio Maia, gerente de Marketing da Bayer para Frutas e Vegetais, Café, Citrus e Tabaco, explica que o princípio ativo de Sivanto possui um modo de ação diferenciado, pois age dentro do sistema nervoso do inseto. “Não existe nenhum produto no mercado com esta tecnologia. Outro diferencial é que ele pode ser pulverizado tanto no solo quanto na folha, único do mercado com esta característica, facilitando o manejo do cultivo”.

A Bayer, como uma empresa de ciências para a vida, tem o compromisso de entregar a melhor solução para os agricultores, mas também tem responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente. “Sempre seguindo as recomendações do engenheiro agrônomo e constantes em bula para a sua aplicação, o produto não oferece risco ao meio ambiente e insetos benéficos, isto é, aos inimigos naturais do cultivo, como joaninhas e vespas, que fazem a predação natural no café”, pontua o executivo.

“Não existe nenhum produto no mercado com esta tecnologia”, explica Fábio Maia, gerente de Marketing da Bayer para Frutas e Vegetais, Café, Citrus e Tabaco.

Antes do produto chegar ao campo, a empresa acompanhou seus resultados em 50 áreas demonstrativas nas regiões do Cerrado Mineiro, Mogiana e Alta Paulista. “Obtivemos resultados expressivos quando o Sivanto foi aplicado na planta. Se compararmos o manejo sem o inseticida, tínhamos 17% de folhas com minas vivas, que, depois da aplicação de Sivanto, identificamos a redução de quase 100% dessas minas”, comemora Maia.

Dados Brasil – O consumo brasileiro per capita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), é de 6,12 quilos de café verde em grão – o equivalente a 4,9 quilos de café torrado e moído ou 81 litros da bebida. O café é o quinto principal produto exportado. Segundo o Balanço Comercial do Agronegócio, os cafés do Brasil exportaram mais de 30,7 milhões de sacas de café de 60kg em 2017 e atingiram US$ 5,2 bilhões de receita cambial.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências em Ciências da Vida nas áreas de agricultura e cuidados com a saúde humana e animal. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2017, o Grupo empregou cerca de 99 mil pessoas e obteve vendas de € 35 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2.4 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4.5 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

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