Na última semana, os Indicadores da soja ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ – Paraná registram os menores patamares nominais desde agosto de 2020.
As médias mensais de abril, em termos reais (deflacionameto pelo IGP-DI, de março de 2023), por sua vez, são as mais baixas desde março de 2020, sinal de que os atuais preços de comercialização são similares a um poder aquisitivo verificado há três anos.
De acordo com o Cepea, o impacto desse contexto sobre rentabilidade de sojicultores será expressivo, sobretudo no caso dos que não fizeram vendas antecipadas, optando pela negociação em período de colheita, quando, sazonalmente, as cotações são pressionadas.
Segundo análise da semana anterior, “Mercado da soja, indicadores operam nos menores patamares desde setembro de 2020. A safra recorde de soja no Brasil e o baixo volume negociado antecipadamente mantêm os preços do grão em queda, conforme indica levantamento do Cepea“.
Na análise da semana anterior do Imea, “Nos últimos quatro anos, o preço da soja disponível exibiu grande valorização em Mato Grosso, mas esse cenário tem se invertido nos últimos meses. Na última quinta-feira (20/04) o preço da soja em Mato Grosso chegou a R$ 119,45/sc, sendo 88,44% maior que o observado há quatro anos (comparado com 22/04/2019), devido à redução na oferta mundial da oleaginosa, o que elevou o patamar de preço”.
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.