Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
30 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
previsão do tempo

Veja como será o clima no Brasil em junho!

7 curiosidades sobre animais que você não sabia

milho

Colheita do milho em Mato Grosso iniciou atrasada, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

Mercado aguarda bons resultados corporativos no 3º tri, com destaque commodities

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 21 de outubro de 2018
Compartilhar
COMPARTILHAR

A temporada de balanços do terceiro trimestre prevista para começar no Brasil na próxima semana deve mostrar resultados sólidos das companhias atreladas a commodities e ao mercado externo, enquanto aquelas com foco doméstico podem refletir o quadro político-econômico ainda difícil no país, mas com algumas exceções, de acordo com prévias compiladas pela Reuters

 

Conteúdos
A temporada de balanços do terceiro trimestre prevista para começar no Brasil na próxima semana deve mostrar resultados sólidos das companhias atreladas a commodities e ao mercado externo, enquanto aquelas com foco doméstico podem refletir o quadro político-econômico ainda difícil no país, mas com algumas exceções, de acordo com prévias compiladas pela ReutersSETORES

“Esperamos crescimento dos lucros no terceiro trimestre, continuando a tendência observada nos últimos trimestres, porém abaixo do potencial uma vez que a incerteza política pesou de certa forma na atividade no Brasil”, avalia a equipe de estratégia e análise da XP Investimento, liderada por Karel Luketic, conforme relatório a clientes enviado a clientes nesta sexta-feira.

O trimestre teve forte volatilidade no cenário eleitoral, em meio ao embate jurídico envolvendo a participação na disputa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso, além das incertezas sobre o desfecho da votação dado o elevado percentual de indecisos nas primeiras pesquisas e relativa paralisação em votações no Congresso Nacional.

Do lado macroeconômico, os três meses encerrados em setembro viram o dólar subir 4 por cento ante o real e queda nos preços de commodities, como o cobre, milho, soja e açúcar. Dados de atividade e emprego no país também seguiram mostrando desempenho fraco nos últimos meses. O IBC-BR acumulado em 12 meses até agosto mostrou alta de apenas 1,50 por cento.

Para os estrategistas do Santander Brasil Daniel Gewehr e João Noronha as companhias brasileiras devem mostrar outro conjunto de resultados consolidados “decentes” no período. Dentro do seu universo de cobertura total, eles estimam aumento de 26,3 por cento no Ebitda, enquanto o lucro líquido por ação deve crescer 9,6 por cento. “Em termos de difusão, nós esperamos crescimento de dois dígitos no Ebitda de 9 dos 17 setores, com apenas um (agronegócio) mostrando declínio ano a ano e aumento de dois dígitos do lucro líquido em 8 setores.”

A equipe do Itaú BBA avalia que o Brasil deve mostrar um desempenho melhor na América Latina, como no segundo trimestre. Os estrategistas liderados por Gregorio Tomassi preveem expansão de 30 por cento no Ebitda do terceiro trimestre, com aumento de 55 por cento no lucro líquido. Para o México, projetam alta de 9 por cento no Ebitda, mas queda de 8 por cento nos lucros.

A equipe de estratégia e análise de ações do Morgan Stanley para América Latina calcula elevação de 10 e 51 por cento (em dólar) no Ebitda e no lucro por ação, respectivamente, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O avanço de 9 por cento do Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, que reúne as empresas mais líquidas e com maior valor de mercado negociadas na bolsa brasileira, no período de julho a setembro, corrobora as expectativas positivas para a safra de balanços, embora fatores políticos e externos também tenham influenciado o movimento.

“Esperamos que a tendência positiva (nos balanços) acelere nos próximos trimestres, com recuperação gradual das expectativas”, afirma a XP.

SETORES

A partir de uma compilação de 153 empresas de 18 setores listadas em bolsa na América Latina, a equipe de estratégia do Morgan Stanley liderada por Guilherme Paiva destaca que as companhias no setor siderúrgico devem divulgar números bons no terceiro trimestre, na esteira do aumento dos preços de aço no mercado doméstico e melhora em volumes.

Fabricantes de papel e celulose também estão entre os destaques positivos de Paiva, em razão de maiores exportações, preços de celulose estáveis e real mais fraco. Tal percepção poderá ser confirmada ou não logo no começo da temporada, uma vez que Fibria é uma das empresas que abre o calendário das companhias listadas no Ibovespa no próximo dia 24.

Também na quarta-feira estão previstos os resultados de Localiza, Vale, Via Varejo e WEG

Para Via Varejo, a XP Investimentos aguarda um resultado fraco, citando que, apesar de crescimento de vendas online e venda mesmas lojas, as “margens devem ser deterioradas pela dificuldade na implementação de novo sistema de vendas”. Os concorrentes Magazine Luiza e B2W, por sua vez, estão entre os destaques positivos da XP.

Os estrategistas do Banco Santander Brasil calculam expansão de 46 por cento no Ebitda das empresas cíclicas globais, enquanto as empresas voltadas ao mercado doméstico devem entregar expansão de 9,7 por cento.

A visão da equipe da XP endossa tal prognóstico, uma vez que avalia que a depreciação do real continuou a contribuir positivamente para os resultados de nomes relacionados a commodities, como Vale, Suzano, siderúrgicas e frigoríficos. Já as companhias áreas – Gol e Azul – devem vir com as margens pressionadas pelo real depreciado e custo de combustível mais elevado, destaca a XP.

Para os analistas do Itaú BBA, entre os setores guiados pela demanda doméstica, bancos, bens de capital e varejo devem apresentar bons resultados.

Do lado negativo, a equipe do Morgan Stanley lista o setor de educação, companhias de saneamento e energia e de bebidas.

No caso de educação, o analista do banco norte-americano avalia que Estácio deve continuar sendo o único participante com evolução positiva de margem, apesar do mercado pressionado no processo de matrícula do terceiro trimestre, o que deve se refletir em menores volumes, preços e margens entre as companhias de ensino.

 

Fonte: Reuters

TAGS:agronegócioseconomia
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

previsão do tempo
Veja como será o clima no Brasil em junho!
Notícias Previsão do tempo
7 curiosidades sobre animais que você não sabia
Curiosidades Notícias
milho
Colheita do milho em Mato Grosso iniciou atrasada, confira!
Mercado Financeiro Notícias
Livre de aftosa sem vacinação
Brasil recebe status internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação
Dicas de Especialistas Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
matemática
CuriosidadesNotícias

Conheça curiosidades interessantes sobre a matemática

1
Reforma Tributária
Dicas de EspecialistasDireito AmbientalOpinião

As principais alterações promovidas pela Reforma Tributária

Elon Musk Impostos, Impostos E Impostos (1)
Dicas de EspecialistasNotícias

Paulo Guedes: O que o Brasil tem à aprender com Elon Musk e a Eficiência Governamental?

1
Gestão Rural

Holding Rural: A expansão das atividades e o crescimento do negócio

1
Dicas de EspecialistasOpinião

O Agro e o impacto na economia

Curiosidades

Borboletas possuem importante função no meio ambiente, conheça

Curiosidades

Quantas formigas seriam necessárias para levantar um elefante?

Dicas de Especialistas

Quanto gasta seu trator

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?