Mato Grosso se destaca mais uma vez como produtor nacional de bioenergia

O Brasil, a partir de meados dos anos 70, vem se tornando o líder mundial em tecnologia que transforma biomassa em energia.

O primeiro e até agora mais bem sucedido programa neste sentido foi o Proálcool, mas – aos poucos – novos agentes vem ganhando terreno dentro deste mercado e formando uma cadeia industrial própria, que agrega desde a produção na lavoura até a indústria de bioquímicos mais complexa.

Soja – com começo bastante tímido, incrementando apenas 2% no volume total de diesel oferecido nos postos do país, o biodiesel ganha cada vez mais espaço, principalmente por conta dos tratados de redução de gases poluentes na atmosfera, dos quais o Brasil é signatário internacional.

Na última década, o país aumentou em 243% o volume de óleo de soja destinado à fabricação deste combustível, conforme indica o último anuário da Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – mesmo com as usinas operando ainda com apenas metade de sua capacidade média instalada.

Seguindo a política de aumentar gradualmente o volume de biodiesel na composição dos combustíveis oferecidos nas bombas dos postos, a legislação determina que, a partir de março deste ano, para cada litro de diesel comercializado haja 100 ml de biodiesel, composição que recebe o nome de diesel B10.

Milho – A exemplo do soja, outro produto que vem ganhando rápida importância na matriz bioenergética no Brasil é o milho. Além do aumento gradual da demanda para atender crescentes rebanhos dentro e fora do país, o milho se tornou fonte de produção de etanol, principalmente em Mato Grosso.

Em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá), foi inaugurada a primeira planta de produção de etanol à base de milho do estado. Além desta usina, que espera atingir a marca de 500 milhões de litros de combustível já em 2018, a FS Bioenergia já iniciou o programa de construção de uma nova unidade, na cidade vizinha de Sorriso.

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, há a perspectiva de que haja demanda de 3 milhões de tonelada do cereal para a produção de 1,2 bilhão de litros de etanol.

O grau de relevância do projeto foi tão significativo para a agroindústria nacional que o próprio presidente da República, Michel Temer, esteve presente na cerimônia de inauguração da unidade de Lucas do Rio Verde, em agosto de 2017.

Para o Gestor de Projetos do IMEA – Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, Paulo Ozaki, há uma longa jornada ainda a ser percorrida, mas mesmo agora a indústria de etanol é uma opção tão viável ao empresário rural quanto a pecuária.

Para ele, a elasticidade do mercado ainda pode ser considerada grande, pois a demanda ainda tende a crescer nos próximos anos, favorecendo a política de preços oferecidos pela matéria prima: “Isso tende a melhorar questões de comercialização, mas ainda temos um volume muito grande e a tendência é de ele cresça. A exportação é um meio de escoar. À medida que o Mato Grosso se industrialize em termos de carnes e etanol, isso tende a melhorar algumas relações. Se não melhorarmos o consumo interno, dependeremos muito da exportação ainda”, conclui.

Fonte: Cenário MT

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

15 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

19 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

23 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

24 horas ago