Mato Grosso poderá exportar carne para outros Estados

Mato Grosso passa a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa) e as unidades frigoríficas que possuem o selo estadual de inspeção poderão solicitar a certificação para comercializar em todo o território nacional

A adesão ao sistema nacional é uma demanda do setor produtivo da carne para ampliar o mercado da indústria regional, ao mesmo tempo em que atesta a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor.

O termo de adesão foi assinado pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante a abertura da 45ª Exposul nesta segunda-feira (07), em Rondonópolis. O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, destaca a importância da integração ao Sisbi-Poa para o fortalecimento da cadeia produtiva.

“Temos indústrias que produzem produtos de qualidade e com capacidade para ampliar as vendas para o território nacional, mas impedidas por barreiras burocráticas. Com o Sisbi-Poa vamos certificar a qualidade para todo o país, fortalecer a indústria local e aumentar a demanda para os pecuaristas”, afirma Marco Túlio.

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária, Guilherme Nolasco, explica que o sistema estadual foi auditado pelo Mapa e os ajustes solicitados foram atendidos. Para o presidente, a integração ao sistema unificado comprova a qualidade do serviço realizado pelo Indea. “Estamos em busca de fortalecer nosso serviço de inspeção para garantir mercado consumidor aos produtos mato-grossenses. O Indea já possui um trabalho reconhecido com relação à sanidade do rebanho e agora conquistamos mais este certificado”.

O Sisbi-Poa padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Em maio deste ano, a Acrimat formalizou ao governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Indea, a solicitação de adesão ao sistema como forma de fortalecer o setor, sobretudo em período de crise.

Atualmente integram o Sisbi-Poa os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.

Adesão

As indústrias que possuem o selo estadual poderão solicitar ao Indea a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa). Caso a unidade atenda os pré-requisitos, o Indea vai designar um médico veterinário oficial, seja do Estado ou do Município, para atestar e certificar a qualidade da produção.

O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, destaca ainda que em um mercado operado por grandes grupos econômicos, o fortalecimento e ampliação de mercado pra pequenas indústrias regionais são muito importantes para todo o setor.

Fonte: Acrimat

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

16 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

20 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

21 horas ago