Maranhão (5º) e Bahia (9º) são as novidades do top 10 dos estados na piscicultura brasileira em 2020, aponta levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe BR, apresentado no anuário 2021.
A produção de tilápia cresceu 11,5% no Paraná e ampliou ainda mais a liderança do estado na produção de peixes
de cultivo no Brasil. Foram 172.000 toneladas em 2020 contra 154.200 t no ano anterior. O modelo cooperativista de integração ganha cada vez mais relevância no estado. Puxado por cooperativas importantes, como Copacol e C.Vale, a piscicultura paranaense cresce em ritmo maior que o país como um todo.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
São Paulo mantém a 2ª posição entre os estados produtores e teve bom crescimento (+6,9%) em 2020. Esse avanço paulista está ligado à regulamentação ambiental nos últimos dois anos, além de ser um grande centro consumidor – o que atrai investimentos.
Rondônia é o maior produtor de peixes nativos do Brasil, com 65.500 toneladas. Apesar de a produção ter recuado 4,8% em 2020, o estado mantém-se na 3ª posição entre os estados produtores, ainda distante do 4º lugar, Santa Catarina, cuja produção cresceu 3% e atingiu 51.700 toneladas.
O aumento da produção de pangasius foi um importante ingrediente para o Maranhão ser o 5º maior produtor de peixes de cultivo em 2020, superando o Mato Grosso. O Maranhão cresceu 6% e alcançou 47.700 toneladas no ano, enquanto o Mato Grosso produziu 2.600 t (recuo de 5,3%).
Minas Gerais mantém-se na 7ª posição do ranking de estados produtores, com um tremendo salto de 14,8% na produção (44.300t). Mato Grosso do Sul também ficou estável (8ª posição), com crescimento de 8,7% na produção (32.390 t).
Inversão de posição também nos 9º e 10º lugares. A Bahia superou Goiás e ficou em 9º, com 30.270 t (+5,8%). A produção de Goiás manteve-se estável no ano, com sutil aumento de 0,2% (30.062 t).
Estas informações estão contidas no anuário da Piscicultura 2021, e você pode baixar clicando aqui.
AGRONEWS – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.