Maia descarta judicialização da lei de abuso de autoridade

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (15) não acreditar em uma possível “judicialização” do projeto de lei de abuso de autoridade, aprovado ontem (14) à noite em votação simbólica no plenário da Casa. O texto engloba atos cometidos por servidores públicos e membros dos três Poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. 

Perguntado sobre questionamentos e críticas da classe jurídica ao projeto de lei, Maia afirmou que o texto foi discutido com servidores de todos os Poderes. “Eu conversei com a associação dos juízes e só tem um artigo para a associação de juízes que tem problema, o artigo 43, que é a questão da prerrogativa dos advogados. O presidente da República pode sancionar ou pode vetar. Mas eu não vi ninguém questionando o texto como um todo”, acrescentou o parlamentar.

Segundo o texto aprovado ontem que seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, no Estatuto da Advocacia passa a ser crime, punido com detenção de 3 meses a 1 ano, violar direito ou prerrogativa de advogado como a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho e sigilo de comunicação com seus clientes.

“Todos os três Poderes, se o presidente sancionar [o projeto], terão regras de abuso. A lei de abuso não é um problema para aqueles que não passam da linha do seu papel institucional”, afirmou Maia, após dar a palestra “Um Olhar sobre o Brasil: Política e Democracia” para alunos do centro universitário UniCeub.

As principais associações de juízes e procuradores brasileiros reagiram à aprovação do projeto de lei de abuso de autoridade. 

Uma das principais críticas de entidades como a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é o fato de o projeto ter sido aprovado em regime de urgência na Câmara após passar mais de dois anos parado.

Para ambas as associações, a amplitude do texto que segue para sanção coloca em xeque a independência do Judiciário, ao intimidar a atuação da magistratura. Elas prometem mobilizar a opinião pública em prol do veto presidencial e planejam encaminhar à Casa Civil pareceres técnicos para embasar o veto.

Tanto Ajufe como AMB e também a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) disseram que, em caso de sanção, devem abrir uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivos da lei.

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Jaca: O ouro verde esquecido que pode revolucionar a agricultura brasileiraJaca: O ouro verde esquecido que pode revolucionar a agricultura brasileira
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Jaca: O ouro verde esquecido que pode revolucionar a agricultura brasileira

Quando falamos de frutas tropicais, logo pensamos em banana, manga ou abacaxi. Mas há uma…

14 horas ago
Previsão do tempo: Triângulo Mineiro e São Paulo em atenção para tempestadesPrevisão do tempo: Triângulo Mineiro e São Paulo em atenção para tempestades
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: Triângulo Mineiro e São Paulo em atenção para tempestades

Aviso do Inmet abrange também áreas do Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul A…

16 horas ago
Produção do Ovino Pantaneiro deverá ser impulsionada, veja a seguirProdução do Ovino Pantaneiro deverá ser impulsionada, veja a seguir
  • Dicas de Especialistas
  • Embrapa
  • Notícias

Produção do Ovino Pantaneiro deverá ser impulsionada, veja a seguir

A principal aposta da pesquisa é o melhoramento genético dos rebanhos, selecionando animais mais resistentes…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Federarroz confirma exportação de saca de arroz a R$ 82 no Porto de Rio Grande

Para a entidade, negócio internacional traz referência ao mercado e reforça estabilidade de preços no…

20 horas ago
  • Mato Grosso
  • Notícias

Em Mato Grosso, inscrições para Maratona Tecnológica no Pantanal iniciam hoje

Inscrições para maratona tecnológica no Pantanal se iniciam hoje, o evento será realizado no município…

22 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

No mercado do algodão, divergência entre compradores e vendedores reduz negócios, confira!

Falta de consenso sobre preços e qualidade dos lotes trava a comercialização da pluma, enquanto…

22 horas ago