Maggi articula parcerias de ministério com a UFMT

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (9), com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (9), com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi. O encontro aconteceu na sede do MAPA, em Brasília (DF).

Segundo a professora Myrian Serra, que esteve acompanhada da assessora da Reitoria, professora Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, a reunião foi produtiva e o ministro Blairo Maggi se mostrou sensibilizado com as demandas e empenhado em articular parcerias que permitam o o atendimento das solicitações.

Na agenda, a reitora discutiu o apoio orçamentário do MAPA para melhoria e ampliação da infraestrutura física dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMT. O objetivo desta ação é que, a partir do fortalecimento do ensino e da pesquisa, seja possível promover o desenvolvimento do Estado, sobretudo nas áreas da agricultura e pecuária regional.

Durante a reunião de trabalho, a professora Myrian Serra também solicitou o apoio do ministro para causas sensíveis ao desenvolvimento das atividades fins da Universidade, que impactam diretamente o desenvolvimento regional e o atendimento à sociedade mato-grossense, como a conclusão do Câmpus de Várzea Grande, do Centro Oficial de Treinamento (COT), que funcionará no Câmpus de Cuiabá, e a retomada das obras do novo Hospital Universitário, cujo terreno foi doado na gestão de Blairo Maggi frente ao governo de Mato Grosso.

Todas as obras contam com participação do governo do Estado: na primeira ele é responsável pela construção de uma ponte sobre o Rio Pari, que facilitará acesso ao local; na segunda, a UFMT aguarda a finalização da obra para a instalação da pista de atletismo certificada; por fim, no novo Hospital, o governo do Estado se comprometeu a lançar edital para a retomada das obras, cujos recursos obtidos pela UFMT já estão disponibilizados.

Ainda em Brasília, a reitora encaminhou ofícios à bancada federal de Mato Grosso com pedido de emendas para o desenvolvimento da UFMT. A ação tem como objetivo buscar alternativas para a manutenção e o desenvolvimento das atividades da universidade prejudicadas pelo contingenciamento do orçamento promovido pelo governo federal.

Fonte: Acrimat

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leiteReunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…

1 dia ago
Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercializaçãoAlgodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…

2 dias ago
Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado

O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço do leite em Mato Grosso segue trajetória de alta e se aproxima de picos históricos, confira!

O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…

2 dias ago
  • Notícias

Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho

Vazio sanitário da soja começa em junho. Medida combate a ferrugem asiática. Calendário com os…

2 dias ago