Livro atualiza técnicas de criação de pirarucu em cativeiro

A Embrapa acaba de publicar o livro “Piscicultura de Pirarucu”, da Coleção Criar. O livro é fruto das demandas de produtores brasileiros que buscam informações seguras e atualizadas sobre a criação desse peixe em cativeiro, considerado uma grande aposta do mercado aquícola brasileiro

A publicação está disponível para compra na Livraria Virtual da Embrapa, no endereço www.embrapa.br/livraria.

Nativo da Amazônia, o pirarucu é bastante apreciado na culinária regional pelo sabor, pela qualidade e textura da carne e pela ausência de espinhas. Além disso, o rendimento da carne desse peixe chega a 60%, e o crescimento em cativeiro é impressionante: ele atinge de 10 a 12 quilos em um ano de cultivo, enquanto que a tilápia, por exemplo, uma espécie exótica, cresce um quilo em seis meses. Porém, a produção em cativeiro é pequena frente à demanda de mercado, e a pesquisa ainda precisa consolidar um sistema de produção desse animal.

De acordo com o IBGE, em 2016, o Brasil produziu 8.600 toneladas de pirarucu em cativeiro, quase 100% no estado de Rondônia, com 7.900 toneladas. O Pará aparece como segundo produtor nacional, com pouco mais de 150 toneladas/ano. Para se ter uma ideia, a produção brasileira de tambaqui, um peixe também nativo mas sobre o qual a pesquisa já avançou no conhecimento da espécie, é de quase 140 mil toneladas/ano, quase 20 vezes maior que a produção de pirarucu.

A biológica Alexandra Bentes, uma das autoras da publicação e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, diz que é necessário dar várias respostas ao segmento produtivo, “temos várias informações técnicas reunidas, mas ainda não há um pacote tecnológico completo para a criação em cativeiro dessa espécie”, relata a pesquisadora.

Desafios para a produção

O manejo reprodutivo é um dos temas abordados na publicação e tem como principal objetivo aumentar a produtividade e a qualidade dos plantéis (lotes de peixes). Ao fazer cruzamentos ao acaso, sem verificar o grau de parentesco entre os animais, a probabilidade de perda da produção é maior. E esse controle só é possível com o conhecimento da origem dos animais.

Um aspecto importante desse manejo é quanto à identificação do sexo dos animais, isso porque a reprodução do pirarucu se dá de forma natural, por meio da formação de casais no ambiente de cultivo. A publicação traz técnicas de identificação mais precisa dos animais e como se dá o comportamento reprodutivo da espécie.

Outro desafio levantado pela pesquisadora Alexandra Bentes é o manejo nutricional do pirarucu. “É um peixe carnívoro e a ração, com 45% de proteína, ainda é um fator que eleva o custo de produção”, explica. Além disso, o peixe precisa ser treinado a comer a ração desde cedo, quando ainda é um alevino.  A nova publicação aborda o treinamento alimentar e todos os aspectos da nutrição dessa espécie. Traz ainda informações atualizadas sobre qualidade da água,  sanidade, manejo, recria, processamento, culinária, entre outros temas.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago