Lista apresenta 150 bens, serviços e obras que podem receber recursos para atividade rural

Portaria do Mapa facilita e qualifica uso de dinheiro público, aumentando a renda e a produtividade , diz José Dória

Recursos destinados a municípios por meio de repasses orçamentários passaram a ser melhor direcionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Portaria (nº 1.211), publicada em maio deste ano, elencou e deu transparência a todos os serviços e bens de interesse coletivo em comunidades rurais que podem ser beneficiados com dinheiro público, por intermédio de emendas parlamentares operacionalizadas pela Caixa Econômica Federal.

Desde então, de acordo com o secretário José Dória (Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo), tem sido possível contribuir com parlamentares e prefeitos para definir o destino de recursos. “Muitos não sabiam a quantidade de itens previstos e que podem atender aos produtores rurais de menor porte, alavancando a atividade local.”

Dar visibilidade aos bens, serviços e obras que podem ser executadas, colocando a listagem à disposição do público, aumentou o interesse dos dirigentes públicos por ampliar e qualificar inciativas voltadas para estimular a economia local e melhorar a renda de agricultores.

“Não há razão para destinar, por exemplo, um trator a uma comunidade que já tem esse bem. Ou, então, a importância de definir a finalidade do uso do trator, o que muda as especificações. O importante é atender a cidade com aquilo que faz a diferença”, assinala o secretário.

Tomada de decisão
Segundo Dória, o objetivo é auxiliar na tomada de decisão para que sejam as mais acertadas possíveis. “Até agora, a receptividade tem sido excelente.” Como a medida foi adotada já com o ano em curso, o secretário prevê que os seus efeitos serão intensificados em 2018.

A lista contempla desde equipamentos agrícolas até sistemas de coletas de água da chuva, passando por caminhões, empilhadeiras, centrífugas, estufas, construção de galpões e espaços para comercialização de hortigranjeiros, acesso à energia e adequação de estradas. No total são cerca de 150 itens.

Outra ferramenta que tem ajudado a definir escolhas nas transferências a municípios é a Pesquisa para Aprimoramento da Assistência Técnica ao Médio Produtor Rural (Proater) realizada em 18 estados, num total de 583 municípios. A pesquisa mapeou, entre outras informações, o que há de equipamentos agrícolas nas propriedades e as atividades produtivas de cada uma.

Confira a lista produzida pela Secretaria de Mobilidade Social do Produtor Rural e do Cooperativismo.

Fonte: Mapa

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

O que causa grãos ardidos no milho safrinha? Como identificar e como evitar?O que causa grãos ardidos no milho safrinha? Como identificar e como evitar?
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

O que causa grãos ardidos no milho safrinha? Como identificar e como evitar?

O milho ocupa hoje o segundo lugar entre as culturas agrícolas mais relevantes do Brasil.…

3 horas ago
Produção global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsasProdução global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsas
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Produção global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsas

Produção mundial de milho avança puxada por EUA, Brasil e Argentina, sinalizando uma safra mais…

14 horas ago
Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do anoExportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano
  • Embrapa
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano

Receita cambial obtida com as exportações do café brasileiro somou US$ 5,23 bilhões com preço…

2 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…

4 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…

4 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…

4 dias ago