Leo Chaves Zapalá Pimentel, que com seu irmão Vitor, forma a bem sucedida dupla de cantores Victor & Leo, é um apaixonado e bem-sucedido pecuarista, criador da raça de gado Senepol.

Aos 41 anos de idade, pai de dois filhos, bem de vida, divide seu tempo entre a apertada agenda de shows e a Fazenda Paraíso. Ele nos concedeu a seguinte entrevista.

Nome da Fazenda, sua localização, área total

senepolLeo Chaves: A Fazenda Paraíso está localizada no município de Uberlândia – MG, com uma área total de 14 hectares.

História da Fazenda e do Leo.

Por que decidiu investir em pecuária? É bom negócio? Aconselha?

Leo Chaves: A Fazenda Paraíso é um lugar que encanta pela vista exuberante, animais silvestres, mata nativa e pastos de rara beleza. Foi escolhida para a criação e desenvolvimento do gado Senepol.

“Minhas raízes me influenciaram diretamente nessa decisão. Por ter uma família ligada ao agronegócio cresci nesse ambiente. Quando algo nasce da essência é difícil se agastar, não sem o cheiro da roça, além de entender que a pecuária é o que sustenta o nosso país.”

Investir na comercialização de animais é um grande negócio para quem quer apostar na pecuária de corte.

senepol

Raça escolhida e razões da preferência. Resultados que vem alcançando. Dá lucro?

Sempre buscando empreender na pecuária, um dia conheci o Senepol por meio da minha esposa que comprou um touro e uma vaca. Durante um ano, fui me aprofundando sobre o assunto e vi que havia um potencial enorme de expansão no que refere à criação do gado pelas características diferenciadas dele. É uma raça dócil, muito bonita, adaptável a climas quentes e com facilidade de reprodução.

Veja também  Conheça 10 curiosidades sobre o agronegócio que você não sabia

Tivemos resultados bastante satisfatórios com genética Paraíso! Muitos clientes interessados em nossos animais, até que um dia resolvemos criar uma forma de democratizar a nossa genética. Criamos um processo que permite ao pecuarista comprar prenhezes de nossas matrizes para fazer a multiplicação em outros estados. Fizemos o primeiro e não paramos mais. Nesse processo que inclui a gestão de um dos nossos colaboradores no pacote das prenhezes, gerou uma credibilidade ainda maior. O pecuarista vem até a fazenda em busca de melhorar a sua atividade, então eu tenho que ajudá-lo a realizar o sonho, que para mim é muito grati cante.

As instalações

As nossas instalações estão de acordo com as necessidades de que a fazenda precisa para realizar suas atividades no manejo e reprodução dos animais, supridas com equipamentos de alta tecnologia e qualidade.

A assistência técnica

Contamos com alguns parceiros na realização do trabalho no dia a dia da propriedade.

Na área de reprodução, temos uma parceria com a empresa Vale do Embrião e na parte de maquinários, contamos com a parceria da JF Máquinas, com equipamentos de alta tecnologia que dão maior produtividade e redução de custo per capita.

Programa de profilaxia / prevenção das doenças

São realizadas, periodicamente nos animais do nascimento até a idade adulta vacinas de prevenção e controle sanitário.

Nutrição

Na nutrição dos nossos animais, contamos com parceria da empresa Trown Nutrion, no fornecimento de ração e sal mineral. É importante salientar também que, no processo de nutrição, há uma enorme importância no preparo dos alimentos, e por isso contamos mais uma vez com misturadores que fazem o balanceamento e a mistura homogênea dos nutrientes e servem os animais diretamente no coxo.

Veja também  Casa noturna é investigada por permitir apresentação com cavalo na pista

Manejo

O manejo dos animais é realizado através de pastejos rotacionados em áreas de mombaças adubadas no período das águas. Antes do término das águas é colhido o excesso de forrageira e é armazenado para utilização no período de seca, melhoramos esse processo após a parceria com a JF Máquinas, na utilização dos seus equipamentos, facilitando assim a vida dos nossos colaboradores no dia a dia da fazenda.

Reprodução

A reprodução é realizada através da avaliação dos animais para obtermos um melhor índice no resultado do acasalamento.

Foi desenvolvida uma técnica de melhoramento genético por meio de biótipo – Genotipo x Fenotipo.

Foi estudado por muito tempo um sistema para produzir um animal de estrutura e equilíbrio. Isso é muito difícil por se tratar de genética, o processo foi sendo aperfeiçoado e fomos criando uma base genética para a Fazenda Paraíso durante alguns anos. Quando começamos a ter os resultados com esses animais, fruto dessa base genética, chegamos a ter matrizes altamente produtivas e com grande potencial genético e de conformação frigorífica, e também touros capazes de transmitirem e xarem sua base genética para seus lhos.

Comercialização dos produtos

A comercialização acontece através da credibilidade e seriedade do trabalho desenvolvido na Fazenda Paraíso, onde os animais são comercializados através da participação em leilões, venda direta, indicações de clientes fidelizados e parceiros.

Por: Animal Business Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: