As tecnologias digitais, que ocupam cada vez mais espaço no cotidiano dos produtores rurais, começam a marcar presença nas feiras agropecuárias.

“Esses eventos estão abrindo suas portas para os conceitos relacionados a softwares, aplicativos mobile, Internet das Coisas etc”, diz o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho. Essa tendência também será evidenciada na Expodireto Cotrijal, tradicional feira agropecuária do noroeste do Rio Grande do Sul, onde será tema de palestras, debates e apresentação de startups.

Durante o evento, dos dias 11 a 15 de março, o Pavilhão 7, que abriga as empresas voltadas para o setor leiteiro, contará com um estande da Embrapa Gado de Leite, que irá compartilhar uma das experiências mais exitosas no que diz respeito à promoção e divulgação de startups do agronegócio. Trata-se do Ideas for Milk, que há três anos realiza desafios de startups, somando quase 300 propostas inscritas em suas três edições, reunindo empreendedores de todas as regiões do país.

Junto com a Embrapa, estarão presentes no estande cinco startups que se destacaram nas edições do Ideas for Milk:

  • Cowmed: Monitoramento de nutrição, saúde e reprodução para gado de leite;
  • Milkchain: Milktampa, dispositivo que mede temperatura, umidade e abertura dos tanques de resfriamento de leite;
  • Mobimilk: Salas de ordenhas móveis para bovinocultura de leite;
  • Onfarm: Aplicativo, smartkit e smartlab para a realização de testes de mastite em vacas;
  • Z2S: Conjunto de sistemas que promovem a limpeza automática dos equipamentos de ordenha.

Na tarde do dia 13, haverá um painel promovido pela CCGL, reunindo as startups do Ideas for Milk.

Fórum – Durante a Expodireto ocorrerá ainda o 15º Fórum Estadual do Leite. O Fórum será realizado no dia 13 pela manhã, no Auditório Central do parque de exposições. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 280 participantes, entre pesquisadores, técnicos e produtores. Serão realizadas quatro palestras:

  • Consumo de Lácteos no Brasil: como avançar? – com a médica veterinária, coordenadora do Programa #bebamaisleite, Flávia Fontes;
  • Agro 4.0 e sua contribuição para o futuro do leite – com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins;
  • Quais lições deveremos aplicar para obter competitividade no leite brasileiro? – com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho.

Ao final, haverá um debate entre os palestrantes e participantes. O Fórum Estadual do Leite é uma promoção da Cotrijal e da CCGL, com apoio do Sindilat, da Sementes Adriana e do Senar/RS. Os eventos no parque de exposições ocorrem de oito às 18 horas.

Por: Rubens Neiva – Embrapa Gado de Leite

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.