Mercado Financeiro

Leite: preço pago ao produtor subiu em junho e viés é de alta em julho

A queda mais forte na produção de leite no país em abril (-3,3%) e o ritmo menor de crescimento do volume captado em maio, com os atrasos na safra na região Sul e clima menos favorável, colaboram para um ajuste do lado da oferta de matéria-prima (leite cru), em meio à demanda interna patinando.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Com isso, os preços do leite ao produtor no pagamento de junho, que remuneram a produção entregue em maio, subiram. Considerando a média nacional dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 4,0% em relação ao pagamento anterior.

No Sul do país, as altas chegaram a 10,1% em Santa Catarina e 7,3% no Rio Grande do Sul.

Lembrando que as cotações ficaram estáveis no pagamento realizado em abril e caíram em maio último, com a forte pressão do lado da demanda interna (reflexo da pandemia), mesmo em um período de queda na produção em boa parte das bacias leiteiras no país.

Leia também: Você sabia que as vacas enfrentam mudanças de personalidade na adolescência?

leite

Os estoques menores nas indústrias (produção de matéria-prima mais ajustada) e a ligeira melhora no escoamento de produtos lácteos, com a flexibilização da abertura do comércio e retomada gradual das atividades colaboraram com as altas de preços no atacado e valorizações para o produtor.

Para o pagamento a ser realizado em julho/20, referente a produção entregue em junho último, a expectativa é de alta para o produtor em 73,0% dos laticínios pesquisados, 24,0% estimam manutenção e 4,0% das indústrias acreditam em queda no preço do leite ao produtor, sendo essas na região Nordeste.

Para o pagamento a ser realizado em agosto, a maior parte das indústrias no Sul do país estimam manutenção do preço pago ao produtor, mas uma parcela ainda fala em alta.

Por Scot Consultoria

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: “Desafio do Leite” William Bonner é desafiado a participar deste movimento

peixe br
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo