<![CDATA[
Você acha que somente no Brasil acontecem coisas bizarras? claro que não. No Estado do Alabama (EUA), por exemplo, o motorista é proibido de dirigir com os olhos vendados ou jogar melecas do nariz ao vento.
Na Dinamarca, é obrigado a olhar debaixo do carro antes de assumir o volante. Pode ter alguém escondido, vai saber…
No Brasil, além das leis de trânsito bizarras, tem a aplicação distorcida de multas. Já teve motorista ao volante de um carro multado por não estar de capacete. E motociclista pela falta do cinto de segurança. Cada coisa heim…
Então vamos começar a listar abaixo alguns dos absurdos que acontecem no Brasil e no mundo, se prepare, pegue papel e caneta para escrever qual delas mais te impressionou e depois escreva nos comentários.
Na Índia, para reduzir a poluição do ar, os motoristas devem ter um certificado de controle de poluição, que permite às autoridades determinar se um veículo é ecologicamente correto.
No Canadá, na Ilha do Príncipe Eduardo, é preciso buzinar quando se passa por outros veículos. Aqui em Cuiabá-MT por exemplo, embora não seja obrigatório, isso é um hábito comum entre os motoristas como forma de cordialidade aos vizinhos.
Os proprietários de carros que não trancam seus veículos quando estacionados, são multados pelo esquecimento. Aff, bem a cara daquele filme do Crocodilo Dundee.
Os motoristas no Chipre estão proibidos de comer ou beber qualquer coisa enquanto dirigem seus veículos, incluindo água, eles arriscam uma multa de 80 euros caso sejam pegos se hidratando.
Se você vê um camelo na estrada, você tem que deixá-lo passar. Essa é um absurdo, mas faz total sentido.
Até agosto de 2017, as mulheres eram proibidas de dirigir.
É proibido dirigir sem óculos escuros em dias ensolarados. Uma medida preventiva e até mesmo estética quem sabe…
Dirigir um carro muito sujo rende multa. Mas a definição de “muito sujo” depende da interpretação do policial. Meu Deus, imagina o povo do campo, tá enrolado…
É proibido lavar carros aos domingos. Uma medida que atende exatamente o que? anota aí para escrever nos comentários depois. Vamos continuar lendo…
Fizemos questão de dar destaque para os EUA pois a lista é dividida por regiões e você precisa ver, não posso continuar abismado sozinho.
Cidade de Anchorage: ninguém pode amarrar o animal de estimação no teto do carro. Também: É ilegal estender um fio atravessado na estrada.
Cidade de San Francisco: é proibido usar uma cueca usada para secar carros em car wash. (Kkkkkk)
Ao se aproximar de um cruzamento de quatro vias ou uma interseção cega, o veículo não puxado a cavalo deve parar a 30 metros e disparar tiros para advertir o tráfego de cavalos.
Membros da Assembleia Legislativa não podem ser multados por excesso de velocidade quando a assembleia estiver em sessão.
É violação da lei dirigir dormindo. Essa lei faz todo sentido, mas como multar o cara? comenta aí…
Então para fechar essa matéria com chave de ouro, vamos as leis brasileiras mais bizarras, acompanhe.
O código proíbe descer com motor desligado ou câmbio desengatado.
Tem razão a legislação, pois a “banguela” é perigosa. Mas o difícil ou até mesmo impossível é fazer a fiscalização disso. Agravante: carros mais modernos já contam com uma espécie de “roda livre” automática: um sistema que avalia o ângulo do declive e a velocidade e, em determinadas situações, aciona a embreagem e desengata a caixa, para redução de consumo. A rigor, um desrespeito à legislação brasileira.
Só é permitida a importação de carro zero km. Usado não pode, com exceção dos colecionáveis, com mais de 30 anos de fabricação. Mas a Receita Federal já foi questionada: um carro “zero km”, mas produzido há dois ou três anos, que nunca saiu da concessionária nem foi emplacado, pode ou não ser importado? Responda se puder…
Por que não existem no Brasil postos do tipo self-service em que o motorista abastece e depois paga na loja/escritório? É mais prático e reduz o preço do combustível.
Porque o deputado Aldo Rebelo, em 2000, propôs Projeto de Lei proibindo self-service nos postos. E o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a sancionou. Motivos alegados: preservar a saúde do motorista (…) e os empregos dos frentistas.
Faz lembrar o movimento dos acendedores de lampiões de gás nas ruas do Rio de Janeiro no início do século XX: eram contrários à chegada da iluminação elétrica pois perderiam seus empregos. Só uma reflexão.
Desde que estabelecida em 2014, a cadeirinha já salvou ou atenuou as lesões em milhares de crianças. Mas só foi regulamentada para automóveis particulares. Então, dá margem ao surrealismo de um pai levar o filho para a escola sem o equipamento e um policial multá-lo e impedi-lo de prosseguir. Mas não há proibição para que o pai encoste o carro e termine a viagem com o filho num táxi… sem a cadeirinha.
Se o carro para na rua por um problema mecânico qualquer, vai perturbar o trânsito pois pode provocar engarrafamentos e acidentes. Nada que desabone o motorista, exceto se motivado por falta de combustível. Que pode ocorrer mesmo que não tenha sido por seu descuido, mas por um defeito qualquer, como no marcador, no “pescador” da bomba ou filtro entupido. Culpado ou não, o motorista vira infrator e é multado.
Extintor de incêndio só é obrigatório nos veículos comerciais. Mas, caso esteja num automóvel, deve cumprir todas as exigências regulamentares. Ou o motorista é multado e o carro retido!
Calçado que não se prende ao pé, como sandália de dedo, não pode. Mas descalço pode! O surrealismo é tamanho que até facilita o motorista de se livrar da multa caso seja flagrado…
Proibido alterar as características originais do carro, para evitar aberrações como suspensão rebaixada, descarga barulhenta e outras afrontas ao bom senso e à segurança veicular. Mas o conceito de alteração de características é muito vago: instalar antena de rádio, pode? E trocar o tapete? colar adesivos? instalar luzes neon? enfim…
Sonzão é incompatível com o bem-estar da comunidade. Celular, uma afronta à segurança. Mas, por que a proibição de fones de ouvido, que permitem ouvir música de forma discreta e sem prejudicar a audição do motorista para eventuais alertas, sirenes, etc? Parece um absurdo, mas fone de ouvidos são proibidos na direção…
Absolutamente inimaginável, surrealista e kafkiano que a infração seja de responsabilidade do carro e não do motorista. Se o veículo é vendido e aparece uma multa mais tarde, o Detran cobra do novo dono, não do anterior, que a cometeu…
Abaixo você pode assistir um resumo sobre as principais leis de trânsito, aperte o play!
Por Vicente Delgado, com informações de Auto Papo
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>Em um movimento que reforça a força industrial do agronegócio mato-grossense, o mês de março…
Após meses de estagnação, cotação da arroba volta a subir em diversas regiões do país,…
A previsão do tempo é que a instabilidade ganhe força na madrugada desta quarta-feira (16)…
Cafés Naturais Brasileiros lideraram tais exportações mundiais com participação de 38,19%, Cafés Robustas (35,36%), Outros…
Com apenas 5% da área estimada já semeada até 13 de abril, os Estados Unidos…
O estudo abrange o cultivo de sequeiro e irrigado e indica os melhores períodos e…
This website uses cookies.