Lançamento da 57ª Expoagro resgata grandiosidade do evento e importância para capital Cuiabá

A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso – Expoagro, evento já consagrado no coração do maior estado produtor do país, prepara-se para sua 57ª edição com uma promessa renovada de integração entre o campo e a cidade, impulsionada por uma grade de shows impressionante e grandes oportunidades de negócios. No lançamento oficial, que aconteceu na noite desta quinta-feira(10), em Cuiabá, ficou evidente a paixão e o compromisso da organização do evento, de trazer uma Expoagro ainda mais grandiosa e representativa, não apenas como uma exposição agropecuária, mas como um ponto de encontro cultural, econômico e afetivo para toda a população.

Emocionando, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, abriu o evento agradecendo os parceiros, organizadores e população cuiabana pelo sucesso da feira: “Que Deus nos abençoe, todos nós, para que juntos possamos fazer um grande evento. A Expoagro não é do Sindicato, e sim de todos nós, de toda a sociedade mato-grossense. E por tudo que nosso estado faz, que nosso estado produz, Mato Grosso é o estado mais importante do Brasil, e nós queremos mostrar isso para o mundo“, afirma Celso.

Serão onze dias de programação intensa (10 e 20 de julho). Neste período, o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco dos aguardados shows musicais, o público poderá aproveitar uma série de atividades preparadas pelo Sindicato Rural de Cuiabá, como: congresso técnico com temas relevantes para o setor, minicursos, exposição de produtos e serviços, vitrine de animais, rodeio, competições hípicas e uma praça gastronômica repleta de sabores. Um evento para aprender, se divertir e celebrar as riquezas do nosso agronegócio.

Álvaro de Carvalho, CEO da Soul Propaganda e responsável pela comunicação do evento, em sua apresentação cativante, não se limitou a anunciar as novidades da edição; ele teceu uma narrativa sobre a essência da Expoagro, a importância de sua marca e, principalmente, sobre o processo de inovação construído a partir da voz do povo. Sua fala humanizada e permeada por agradecimentos revelou estratégias sensíveis à história do evento e às expectativas da comunidade. “Nós ouvimos a população, e ouvindo essas pessoas, a gente começou a construir esse novo conceito com algumas inovações[…] O primeiro ponto que a gente entendeu, nós estamos falando de um evento com mais dias. A gente tá falando de mais shows nacionais. A gente tá falando de mais brinquedos no parque de diversão. A gente tá falando de mais expositores na feira“, explica.

Um dos diferenciais mais marcantes apresentados por Álvaro foi a ênfase na pesquisa como motor da inovação. Diferentemente de simplesmente impor ideias, a organização da Expoagro realizou um extenso trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa durante a edição anterior, ouvindo visitantes de diferentes perfis. Essa dedicação em compreender as necessidades e desejos do público é um testemunho de uma gestão que valoriza a participação da comunidade na construção do evento.

Muito do que vocês vão ver aqui saiu da voz do povo. Um dado importante observado é que cerca de 95% dos visitantes disseram que tinham uma história com a Expoagro, considerando que a gente ouviu pessoas de diversas idades, praticamente todas disseram que eram capazes de contar pra gente uma história pessoal com a exposição, e que isso tinha um valor afetivo muito grande[…] quase 80% das pessoas ouvidas foram à Expoagro acompanhadas da família. Isso demonstra também que é um evento que agrada, e que atende a família“, afirmou Álvaro, reforçando que as mudanças implementadas são um reflexo direto do feedback recebido.

Um dos grandes desafios enfrentados pela organização, foi a contratação de renomadas atrações artísticas no cenário musical nacional. Ao mencionar as dificuldades enfrentadas por prefeituras e sindicatos rurais devido aos altos cachês e à menor disponibilidade de artistas renomados, Elson Ramos – CEO da Ditado Produções e coorganizador do evento, valorizou ainda mais o feito de a Expoagro conseguir reunir um line-up de peso, com “três dias de grandes shows com dose dupla“. Essa conquista, segundo ele, é resultado do prestígio que a Expoagro possui no mercado nacional.

Elson se emocionou ao relembrar um fato histórico de sua vida relacionada a Expoagro e que o deixa orgulhoso em fazer parte da organização do evento, “Minha mãe vendia lanche na frente do Parque de Exposições e hoje eu estou tendo o prazer de estar realizando. Ela [Expoagro] faz parte da nossa cultura, da nossa história, isso aqui Maxi [Russi] – o poder público ele tem que estar presente. A população cuiabana tem uma história com a exposição, e é exatamente por isso que a gente vai elevar cada vez mais o nível da exposição de Cuiabá“, revela.

Dos 11 dias de evento, somente 3 terão cobrança de ingresso para o acesso à arena de shows (12, 18 e 19). A grade artística anunciada com nomes como Ana Castela, Maiara e Maraisa, Léo Santana, Ferrugem, Zé Neto e Cristiano, e Hugo e Guilherme, demonstra um esforço significativo para oferecer entretenimento de qualidade para o público. Além disso, a realização de um show nacional surpresa na abertura, e portões abertos ao público, adiciona um elemento de expectativa e generosidade ao evento.

A busca por inovação também se manifesta no resgate de elementos tradicionais valorizados pelo público, como a Rainha da Expoagro, que teve um recorde de inscritas este ano. A escolha da rainha durante a abertura do rodeio, apontado como essencial por quase 80% dos entrevistados na edição anterior, reforça a importância dessa tradição para o público.

A Expoagro deste ano também se destaca por ser “mais agro“. Atendendo ao desejo expresso nas pesquisas, a 57ª edição contará com mais de 200 empresas do setor, além de resgatar a atmosfera rural com a presença de animais, tratores e a valorização da cultura do campo. Essa reaproximação com a essência agropecuária do evento, sem perder o caráter festivo, demonstra a capacidade da organização em equilibrar diferentes expectativas.

Um diferencial importante é a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do projeto Connect Zoo Agro. Essa colaboração transforma o parque de exposições em um laboratório vivo para estudantes de zootecnia e agronomia, além de promover a disseminação de conhecimento sobre o agronegócio para a população urbana, desmistificando informações equivocadas. A participação da universidade, com foco em temas como agriclima e produção sustentável, agrega uma dimensão educacional e científica relevante ao evento.

A cerimônia de lançamento contou com a participação de autoridades políticas, lideranças do setor produtivo e imprensa.

Programação da Expoagro

Shows

Um dos pontos altos da 57º Expoagro serão as atrações musicais, que começam no dia 12, com a apresentação de Ana Castela seguida pela dupla Maiara e Maraísa. No dia 18 de julho, Leo Santana e Ferrugem sobem ao palco para a noite do pagode e do axé. No sábado, 19 de julho, as duplas Hugo & Guilherme e Zé Neto & Cristiano se apresentam.

A noite Gospel será no dia 14 de julho, com a apresentação nacional de Jefferson & Suellen e de atrações regionais. Já o dia católico fechará a programação, no último domingo (20), com Padre Adriano Zandoná e Irmã Ana Paula, além de músicos e bandas locais.

A venda de ingresso começa no dia 15 de abril.

Eventos

Além dos shows, a Expoagro terá quatro dias de Rodeio (16 a 19 de julho), parque de diversões novamente com o Ita Park, minicursos, vitrine de animais, competições hípicas, entre outros atrativos.

O Fórum dos Setores Produtivos neste ano terá como tema “Agro e Clima” e será novamente realizado em parceria institucional com a UFMT nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 16h às 19h. A curadoria das 14 palestras será realizada pelo projeto Conect Zoo Agro, que une as faculdades de Zootecnia e Agronomia.

Além disso, o sindicato renovou a parceria com o Sistema Fecomércio para que o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro opere como posto avançado do projeto Mesa Brasil na arrecadação de alimentos. “É uma função social que fazemos com muito orgulho. Começamos em 2023, arrecadando 9 toneladas, e no ano passado chegamos a 20 toneladas. Queremos bater essa marca agora em 2025”, antecipou Nogueira.

A abertura oficial da 57ª Expoagro será no dia 11 de julho, às 18h.

A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.

AGRONEWS é informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Tilápia: regiões brasileiras registram cenários opostos nos preços, confira!

Enquanto a quaresma aquece a demanda, produtores do Paraná enfrentam excesso de oferta e pressionam…

9 horas ago
  • Mundo Animal
  • Notícias

Veja as melhores raças de cachorros para quem vive no campo

Conheça algumas raças de cachorros para quem vivem no campo Por isso, se você vive…

10 horas ago
  • Notícias

Encerramento da Tecnoshow COMIGO reforça evento como palco para grandes negócios

Com recorde de público e mais de R$ 10 bilhões em negócios, o evento foi…

23 horas ago
  • Notícias

“Sala do Agro” uma inovação de Rio Verde-GO para dar voz ao produtor rural

Durante a 22ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Goiás, tivemos a oportunidade de conhecer mais…

1 dia ago
  • Notícias

Prefeito de Cuiabá diz que ser ministro da agricultura no governo PT e “B*** é a mesma coisa”

Abílio sobe o tom, defende o setor agro e rechaça a presença inexpressiva de representantes…

1 dia ago
  • Dicas de Especialistas
  • Mato Grosso
  • Notícias

Indea alerta para sinais da vassoura-de-bruxa em plantações de mandioca reforçando a importância da notificação

Praga já tem ocorrência confirmada no Amapá e pode causar perdas de até 100% da…

1 dia ago