“Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, diz campeão. Façanha inédita aconteceu durante o 2º Festival do Pequi, em Gurupi, no Tocantins
Muitos gurupienses reuniram-se para prestigiar o 2º Festival do Pequi, que premiou os melhores pratos feitos à base do fruto e também quem conseguiu roer mais caroços de pequi em 10 minutos. A prefeita Josi Nunes participou do evento, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Prefeitura de Gurupi.
A disputa entre os roedores de pequi foi dividida nas categorias masculino e feminino. Entre as mulheres, a vencedora foi Francinalva Barros Rodrigues, que roeu 64 caroços de pequi. “Estou muito feliz. É a segunda vez que participo e da primeira vez não deu certo, roí 48 e agora foram 64. Tudo foi pela minha filha. O dinheiro vai para cirurgia dela. Estou muito feliz”, contou Francinalva.
Entre os homens, o jovem Fernando Gonçalves se consagrou o grande campeão depois de roer 108 caroços de pequi, deixando uma marca histórica na competição. “Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, contou animado o Fernando, quando foi questionado sobre o segredo para conseguir roer tanto pequi. Fato aconteceu em 2022, durante o evento.
A prefeita Josi Nunes, que foi jurada na competição, contou que o evento já está se tornando uma tradição em Gurupi. “O Festival do Pequi já faz parte do nosso calendário cultural; é organizado pela UFT, mas com toda a parceria da Prefeitura. E o Festival do Pequi é um evento com muito humor e alegria, onde as pessoas vem se divertir e espero que realmente continue encantando Gurupi”, afirmou a gestora.
Todos os vencedores receberam premiação em dinheiro. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também foi parceiro do 2º Festival do Pequi de Gurupi.
A disputa na área gastronômica aconteceu nos dias 23 e 24, quando várias pessoas elaboraram receitas diversificadas feitas à base de pequi.
Neste ano, a novidade foi o envolvimento dos jovens por meio de vídeos sobre o fruto tipicamente tocantinense. As melhores produções também foram premiadas.
Foram premiadas outras iniciativas relacionadas cultura do pequi, como a produção de filmes curta-metragem. Assista abaixo curta o vencedor da competição “PEQUI – Espinhos e Doçuras“.
Lembrando que na competição foram consumidos caroços de pequi da espécie tradicional, com espinhos. Já imaginou se fossem utilizadas as novas cultivares de pequi sem espinhos? Se você ainda não conhece essa novidade, preparamos um artigo especial para lhe mostrar em detalhes do lançamento feito pela Embrapa Cerrados: Pequi sem espinhos, novas cultivares são lançadas oficialmente pela Embrapa
Gurupi é um município brasileiro do Estado do Tocantins. Localiza-se no sul do Estado, às margens da BR-153 (Rodovia Belém-Brasília), a 238,1 km de Palmas, a capital do Estado, e a 742 km de Brasília. Fica no divisor de águas entre os rios Araguaia e Tocantins.
Gurupi é a terceira maior cidade do Tocantins, sendo o polo regional de toda a região sul do estado.
As principais fontes de renda do município são a pecuária e a agricultura, havendo também grande destaque como centro regional de comércio e serviços.
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.