As vitrines tecnológicas contarão com inovações na 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas que em 2021 terá como tema “Os novos rumos do sistema de produção”. A sede do evento será pela terceira vez consecutiva na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. O preparo da área já está concluído com cobertura de solo e aguardando a semeadura.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Zona Sul, André Matos, responsável técnico da área das lavouras da Abertura da Colheita do Arroz, destaca como uma das principais inovações nas vitrines tecnológicas o espaço destinado à pecuária, onde será dado mais ênfase na Integração Lavoura-Pecuária. “O arroz será o protagonista dos solos de várzea. Mas o espaço contará também com culturas alternativas como soja, milho, entre outras,” coloca.
Matos salienta que a pecuária está cada vez mais presente, demandando informação e pesquisa para que seja possível alavancar a rentabilidade dessas atividades, complementando a atividade arrozeira. “Criamos, assim, um sistema de produção cada vez mais intenso, produtivo e rentável. Portanto, a pecuária terá um espaço maior, novo, e com as empresas do setor também participando”, observa.
Conforme o engenheiro agrônomo do Irga, a pesquisa pública também estará nas vitrines tecnológicas no evento do ano que vem com a presença de mais universidades “Vamos contar com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E teremos, ainda, a presença da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para o público do pré-germinado”, sinaliza Matos. A Embrapa mostrará também no espaço da Integração Lavoura-Pecuária as suas espécies forrageiras e pastagem em campo nativo.
A 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas também contará em seu roteiro comercial com a participação das empresas que mais investem em tecnologia para altas produtividades em terras baixas. Na última edição, foram 20 diferentes empresas participantes do Roteiro Técnico, das áreas de proteção de cultivos, sementes e fertilizantes. O evento tem realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), correalização da Embrapa e patrocínio premium do Irga.
Por Rejane Costa/AgroEffective
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/megaleilao-nelore-cfm-abre-as-vendas-do-ano-com-a-oferta-de-650-touros/
Mercado do suíno segue aquecido com apoio da demanda externa, veja mais informações a seguir…
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
This website uses cookies.