Os cartórios, com toda sua expertise em registros de informações, aliada à segurança jurídica, fizeram uso dessa tecnologia para lançar o Notarchain – que já registrou mais de 22 mil documentos em todo o Brasil – por meio da plataforma e-Notariado.
Desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), a tecnologia garante a segurança dos atos lavrados por tabelionatos no meio eletrônico. Com o Notarchain, cada notário será um dos “nós” de sustentação do sistema de segurança e troca de dados. Na rede, a criptografia que assegura a validade de um documento eletrônico é compartilhada entre os participantes para que não ocorram fraudes em nenhuma das pontas.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Entre os documentos registrados na plataforma e-Notoriado, estão certidões de divórcios, testamentos, transferências de imóveis, testamentos, entre outros. A “corrente de blocos” obtida por meio da tecnologia, garante a veracidade das informações a respeito dos documentos, seja para emissão de certidões ou troca de ações e transações que envolvem o processo de compra e venda de imóveis, de forma mais ágil. No caso do agronegócio, os produtores beneficiam-se da segurança e da fé-pública dos tabeliães para garantir autenticidade e eficácia de diferentes etapas de sua cadeia de produção, como o reconhecimento de firma na compra e venda de terrenos agropecuários.
De acordo com a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, o processo de modernização dos cartórios brasileiros com a adoção de Blockchain e de alta tecnologia será um propulsor para o agronegócio no País. “A ferramenta torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, e verifica a autenticidade do arquivo digital, feito com a mesma segurança jurídica que se espera no mundo físico“.
Para autenticar um serviço na plataforma digital, é preciso ir a um Cartório de Notas. O usuário deve pedir a autenticação digital e enviar o documento, se for digital, por e-mail, WhatsApp ou outro formato eletrônico. Se for físico, é necessário apresentar a versão impressa ao cartório para digitalização e autenticação. O usuário recebe um documento PDF assinado digitalmente. Vale destacar que os cartórios não autenticam eletronicamente documentos em PDF.
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) congrega os 243 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.
AGRONEWS – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.