Inoculação do feijoeiro: uma prática em crescimento

Típico produto da alimentação brasileira, o feijão é cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões. No entanto, de acordo com o 11º levantamento da safra 2015/2016, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em agosto, a produção de grãos para a safra está estimada em 188,1 milhões de toneladas. Redução de 9,5% em relação à safra 2014/15. O feijão teve redução na área e na produção das culturas de primeira e segunda safras. Para a terceira safra estima-se redução de área em quase todos os estados produtores, visto que o plantio está sendo finalizado e o baixo nível dos mananciais está inibindo a irrigação.

Na contramão das baixas produções deste ano a inoculação em feijoeiro vem para ajudar os produtores a alavancarem a produtividade das plantações. Segundo o consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII), Solon Araujo, a ideia de que as bactérias que nodulam o feijoeiro fixam baixas quantidades de nitrogênio já está totalmente ultrapassada pelos dados obtidos pela pesquisa nos últimos anos. “Informações de que o feijoeiro, por seu ciclo curto ‘não teria tempo para acumular nitrogênio’, de que as bactérias teriam baixa eficiência, já foram demonstradas como falsas”, enfatiza.

A pesquisadora Ieda Mendes apresentou resultados positivos na última RELARE, realizada em agosto deste ano. Após o isolamento e a seleção de estirpes de Rhizobium tropici os resultados de pesquisa demonstram que o feijoeiro responde de maneira clara à inoculação, permitindo trabalhar com níveis muito baixos de fertilizante nitrogenado.  Os dados mostram aumento médio de 10,8% na produtividade do feijoeiro com o uso de inoculantes, sem fertilizante nitrogenado, para produções acima de 3.000 kg/ha.

Portanto, hoje já está bem definido que uma inoculação bem feita, com inoculantes de elevada qualidade, pode proporcionar economia na adubação nitrogenada, com expressiva redução no custo da lavoura e ganhos para o ambiente.  “Agricultores de diversas partes do país, tanto de baixa como de elevada tecnologia utilizam a inoculação como forma de diminuir custos da lavoura com aumento de produtividade, aproveitando ainda o nitrogênio que fica no solo para ser aproveitada para a cultura seguinte”, explica Solon.

Outros dados de pesquisa mostram aumentos consideráveis:

– Pelegrin et al, 2009, demonstraram aumentos de 6 sacas por hectare com o uso de inoculante, produzindo 3339 sacas/ha

– Claudia Nogueira, 2005 evidenciou aumento de 19 sacas em relação à testemunha não inoculada, obtendo 3,627 sacas/ha.

Sobre a ANPII

A Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Importadores de Inoculantes (ANPII) foi fundada em 1980 e reúne 11 empresas (Agrocete, Biagro, Bioagro, Basf, Grupo Bio Soja, Microquimica, Nitro 1000, Novozymes, Rizobacter do Brasil, Stoller e Total Biotecnologia) que comercializam inoculantes no país. A principal atividade da associação, além de representar as associadas, é um trabalho para a melhoria contínua dos inoculantes e pela divulgação desta técnica junto à assistência técnica e agricultores. A ANPII tem muito claro que a Fixação Biológica do Nitrogênio é uma tecnologia estratégica para a cultura de leguminosas e já está a caminho para outras famílias de plantas. Mais informações pelo site: www.anpii.org.br.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

10 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

14 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

15 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

15 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

18 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

19 horas ago