Indea alerta para sinais da vassoura-de-bruxa em plantações de mandioca reforçando a importância da notificação

Praga já tem ocorrência confirmada no Amapá e pode causar perdas de até 100% da produção, por causa da rápida disseminação, confira a seguir

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) solicita aos produtores de mandioca que fiquem atentos aos sinais da praga quarentenária Rhizoctonia theobromae (sin. Ceratobasidium theobromae), conhecida como vassoura-de-bruxa da mandioca. Essa praga já tem ocorrência confirmada no Estado do Amapá e pode causar perdas de até 100% da produção por causa da rápida disseminação.

Como medida preventiva, o Indea capacitou, em novembro do ano passado, fiscais e agentes fiscais para identificar a praga durante ações de campo e fiscalizações volantes. E o órgão, responsável por impedir que pragas de outros Estados e países entrem no Estado e afetem a produção estadual, solicita que os produtores da raiz leguminosa se cadastrem no Indea e notifiquem o órgão imediatamente caso sejam percebidas características da doença.

O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, explica que as plantas atingidas pela vassoura-de-bruxa apresentam ramos secos e deformados, nanismo e proliferação de brotos fracos e finos nos caules. Além disso, apresenta também superbrotamento e formação de estruturas semelhantes a uma vassoura nos caules. Outras características são o escurecimento dos vasos (necrose vascular) e o enfraquecimento da planta, levando a morte do vegetal. Clique aqui e veja mais dicas de especialistas.

“Pedimos que o produtor de mandioca, caso se depare com as características da praga, nos comunique imediatamente, para que possamos agir e impedir que haja o alastramento”.

Edson Ramos – Coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea/MT
Plantas atingidas pelo Ceratobasidium theobromae apresenta ramos secos e deformados, nanismo e proliferação de brotos fracos e finos nos caules – Foto por: Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal

Fiscalização intensificada

A Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal informa que a fiscalização do trânsito de plantas e partes de mandioca foi intensificada, especialmente nas regiões que fazem divisa com o norte do Estado. O objetivo é evitar a entrada de material contaminado em território mato-grossense.

“O fungo causador da vassoura-de-bruxa tem um elevado potencial destrutivo. Por isso, pedimos que os produtores comuniquem qualquer caso suspeito com urgência, para que as medidas de contenção sejam tomadas imediatamente”, alerta Edson Ramos.

Em caso de suspeita, entre em contato com o Indea

Produtores podem procurar pessoalmente ou contato telefônico em uma das 140 Unidades Locais de Execução do Instituto espalhadas pelo Estado.

AGRONEWS É INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Tilápia: regiões brasileiras registram cenários opostos nos preços, confira!

Enquanto a quaresma aquece a demanda, produtores do Paraná enfrentam excesso de oferta e pressionam…

19 horas ago
  • Mundo Animal
  • Notícias

Veja as melhores raças de cachorros para quem vive no campo

Conheça algumas raças de cachorros para quem vivem no campo Por isso, se você vive…

20 horas ago
  • Notícias

Encerramento da Tecnoshow COMIGO reforça evento como palco para grandes negócios

Com recorde de público e mais de R$ 10 bilhões em negócios, o evento foi…

1 dia ago
  • Notícias

“Sala do Agro” uma inovação de Rio Verde-GO para dar voz ao produtor rural

Durante a 22ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Goiás, tivemos a oportunidade de conhecer mais…

2 dias ago
  • Notícias

Lançamento da 57ª Expoagro resgata grandiosidade do evento e importância para capital Cuiabá

A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso - Expoagro, evento já consagrado no…

2 dias ago
  • Notícias

Prefeito de Cuiabá diz que ser ministro da agricultura no governo PT e “B*** é a mesma coisa”

Abílio sobe o tom, defende o setor agro e rechaça a presença inexpressiva de representantes…

2 dias ago