Você já ouviu falar em Iboga? Basicamente é uma planta africana, muito usada em rituais espirituais na África e na América Central. Nela, podemos encontrar um principio ativo chamado Ibogaína.
Primeiramente, a planta que possui Ibogaína pode ser encontrado em alguns países como Camarões, Gabão, Congo, Angola e Guiné Equatorial. Além disso, sua venda é proibida no Brasil.
A Iboga é usada para desintoxicar o corpo e a mente, ajudando no tratamento contra o uso das drogas. Apesar disso ela é capaz de produzir grandes alucinações.
Apesar de ser proibida no Brasil, a Anvisa autoriza sua compra após comprovação de receita médica. Também é preciso que sejam apresentados laudo médico e termo de responsabilidade firmado por médico e pelo paciente, tornando possível o tratamento com a planta em clínicas particulares.
Inicialmente, não existe comprovação científica de que a ibogaína possa funcionar. Ainda assim ela pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas de dependência de drogas como crack, cocaína, heroína, morfina e outras, e ainda elimina completamente a vontade de usar drogas
Além disso, nos países africanos essa planta também pode ser usada em caso de fadiga, febre, cansaço, dor de estômago, diarreia, problemas do fígado, impotência sexual e contra a AIDS. Porém, é necessário mais estudos que possam comprovar sua eficácia e dose de segurança. Por isso ainda não é liberada no Brasil.
A ibogaína e a própria planta chamada Iboga não podem ser vendidas no Brasil e em vários outros países. Como já foi dito, isso ocorre porque não existem comprovações científicas da sua eficácia e segurança em humanos. Além disso, a planta é tóxica, tem um grande efeito alucinógeno e pode levar a doenças psiquiátricas porque atua diretamente no sistema nervoso central.
Inicialmente há estudos que indicam que um tratamento de 4 dias com o chá de Iboga foi suficiente para eliminar a dependência química. Apesar disso, já está comprovado que doses elevadas podem causar efeitos colaterais desagradáveis como febre, batimento cardíaco acelerado e morte.
Por fim, para que ela fosse liberada aqui, seria necessário mais estudos para evidenciar o benefício, a forma de atuação e a dose segura para que a Iboga possa ser utilizada para fins medicinais.
Primeiramente, a ibogaína pertence à família dos alucinógenos. Ao comer a planta Iboga ou tomar o seu chá, seguindo suas instruções de uso, pode haver uma purificação do corpo e da mente. Segundo relatos existem muitas pessoas que podem achar que estão saindo do seu corpo.
Seu consumo provoca visões e acredita-se que seja possível encontrar-se com espíritos. Apesar disso, ela também pode desencadear quadros psiquiátricos graves, induz ao coma, e pode causar a morte.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Ora-pro-nóbis, conheça a planta que contém 25% de proteína!
Fonte: Tua Saúde
Imagens: Iboga Fatos Desconhecidos Capital Remoções Bella Clinic
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.