Neste mês de março, comemora-se o “Dia do Consumidor” (15) e o “Dia Nacional da Saúde e Nutrição” (31)

Pensando nisso, a revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, preparou uma matéria de capa que tem como destaque as 10 principais tendências de consumo de alimentos para este e para os próximos anos e que podem influenciar o setor de frutas e hortaliças.

Dentre as tendências, o destaque é para aquele consumidor que está atento ao que come e ao impacto da sua alimentação no mundo. Para este consumidor já há, inclusive, uma terminologia própria, que é a “mindful eating”, ou o “comer consciente”, que, por sua vez, veio da palavra “mindfulness”, um grande termo para 2018 e que significa “atenção plena” e “consciência”.

Essa tendência se conecta a outras nove apresentadas nesta edição, que, de modo geral, tem como base um consumidor mais consciente da sua alimentação, ávido por informações, que quer saber o que os outros pensam e se preocupam com uma produção de alimentos mais sustentável. Para cada tendência apresentada, a equipe da HF Brasil traz as oportunidades e também os desafios para o setor de frutas e hortaliças.

E um grande destaque da HF Brasil de março é a entrevista com a russa Elena Ozeritskaya, especialista na área de tendências de consumo dos setores de alimentos frescos e flores.

Por Cepea

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